Redação Planeta Amazônia
Na 53ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, o público visitante pode conhecer no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, startups amapaenses do setor de tecnologia com soluções inovadoras para atender demandas do cotidiano.
As exposições no Pavilhão Aquário da Inovação são coordenadas pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), que durante o evento está proporcionando a aproximação da população com o segmento.
“Hoje, as startups de tecnologia criam soluções que encurtam distâncias entre o cidadão e um problema precisa ser resolvido. Diante disso, trouxemos para a Expofeira empresas inovadoras, que podem estar ofertando produtos ou serviços que ajudem a resolver demandas pendentes”, destacou o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade.
Um dos empreendimentos que pode ser visitado é o stand do “Emprego Fácil”, que é um aplicativo desenvolvido para conectar candidatos talentosos a oportunidades de trabalho, auxiliando empresas a encontrar os profissionais certos para ocupar as vagas ofertadas.
O “Emprego Fácil” foi criado pelo Emanoel Guedes para ajudar pessoas e cumprir uma promessa. Mas, o sucesso da plataforma foi tanto que também proporcionou independência financeira ao empreendedor.
“Quando meu filho nasceu, ele teve problemas e foi para a UTI, ficou muito tempo internado e com poucas chances de sobreviver. Foi aí que fiz a promessa de ajudar as pessoas de alguma forma, se o meu filho saísse do hospital com vida. Meu garoto se recuperou e a partir daí eu criei o aplicativo para pagar a minha promessa, só que não imaginava que iria crescer tanto e ser a minha principal fonte de renda”, comentou Guedes.
Outro empreendimento inovador que pode ser visitado no Pavilhão Aquário da Inovação é a startup “YouCreator”, que é uma plataforma de serviços e produtos BIM (Modelagem da Informação da Construção) voltada para os setores de arquitetura, engenharia civil e entretenimento.
“Ao utilizar a nossa plataforma, o ambiente que um arquiteto projetou, por exemplo, a gente consegue transformar em imagens 3D para óculos de realidade virtual, o que dá uma noção mais realista sobre o projeto criado”, destacou a CEO da startup, Brenda Uliana, de 28 anos.
No espaço, também é possível conhecer a startup “Frete Conecta”, criada pelo Alecsandro Vieira, que desenvolveu uma plataforma que facilita o serviço de mudança, conectando, de forma ágil e prática, transportadores de cargas com os clientes.
“Por meio da ferramenta que criamos, a pessoa só tem o trabalho de entrar no nosso site e solicitar o serviço. Depois disso, oferecemos as opções disponíveis para contratação e realização do transporte das cargas. Tudo muito simples e prático”, pontuou Alecsandro.