Suframa capacita comitiva do IFAC em política de inovação durante visita técnica em Manaus

Redação Planeta Amazônia

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) promoveu, nesta quarta-feira (23), um treinamento voltado à Política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), direcionado à comitiva do Instituto Federal do Acre (Ifac), que realiza visita técnica à capital amazonense entre os dias 23 e 25 de julho.

O encontro ocorreu no auditório da Autarquia e foi conduzido pela equipe da Coordenação-Geral de Gestão Tecnológica (CGTEC), com abertura do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira. A procuradora federal Diana Azin abordou a atuação jurídica da Autarquia no âmbito da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus.

Durante o treinamento, o coordenador-geral de Gestão Tecnológica da Suframa, Rafael Gouveia, apresentou os principais pontos da Política de PD&I. De acordo com Gouveia, a legislação exige que empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) apliquem pelo menos 5% do faturamento com produtos incentivados em projetos de PD&I na Amazônia Ocidental ou no Estado do Amapá.

“A estimativa é que, em 2025, esses investimentos somem cerca de R$ 1,59 bilhão, valor que pode ser acessado por Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) via convênios com empresas ou por meio dos Programas Prioritários do Capda”, explicou.

A programação também contou com exposições sobre conceitos teóricos, aspectos operacionais das atividades de PD&I e os Programas Prioritários da Suframa, além de informações sobre a atuação das Empresas de Base Tecnológica (EBTs).

A visita da comitiva do IFAC tem como objetivo promover intercâmbio de experiências e identificar oportunidades de colaboração com instituições amazônicas. A delegação é composta por gestores, pesquisadores e extensionistas, incluindo o reitor Fábio Oliveira e representantes da área de pesquisa, inovação e extensão.

A agenda segue até sexta-feira (25) e inclui apresentações do portfólio do IFAC para empresas locais na sede da Suframa. Também estão previstas visitas ao Polo de Inovação do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), à Fundação Paulo Feitoza (FPFTech) e ao Cits Amazonas.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reforçou a importância da política de PD&I para o desenvolvimento regional:

“É uma ferramenta essencial para interiorizar o progresso e estimular o conhecimento aplicado à realidade amazônica, fortalecendo instituições locais de ensino e pesquisa.”

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas