Da redação do Planeta Amazônia
O encontro foi organizado pelo GCF Task Force – Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas, nas cidades de Tarapoto e Moyobamba, na região de San Martín, no Peru entre os dias 10 e 13 de outubro.
A Força-Tarefa GCF é uma colaboração subnacional internacional, trabalhando para proteger as florestas tropicais do mundo, reduzir as emissões do desmatamento e degradação florestal e promover caminhos realistas para o desenvolvimento rural de manutenção de florestas. Esta colaboração é composta por 39 governos subnacionais de 10 países. Também participaram cooperativas internacionais, empresas do setor privado, povos indígenas, associações de produtores, entre outras instituições.
No último dia de evento, evento foi firmada a Declaração de San Martín. O documento prevê entre outras coisas, uma maior articulação entre os governos dos países envolvidos, com o objetivo de alcançar metas climáticas e a promoção da participação do setor privado nas políticas ambientais.
O Governador do Acre, Gladson Cameli, um dos estados membro do GCF, participou das atividades e renovou compromissos com os povos tradicionais e com o meio ambiente.
“Devemos ter um diálogo constante com as nossas comunidades indígenas, ribeirinhas e rurais, garantindo as condições adequadas para a qualidade de vida delas. Sem esquecer de gerar emprego e renda para milhares de pessoas das nossas cidades sempre preservando o meio ambiente”, disse Cameli.
Foi lançado ainda o Projeto Aliança Empresarial pela Amazônia, que contou com a presença do presidente do Peru, Pedro Castillo. O objetivo é desenvolver um manejo sustentável para enfrentar o desmatamento, melhorar a educação e a qualificação da mão de obra na região.
Os representantes dos países também participaram de uma troca de experiências, com o objetivo de apresentar recomendações e propostas referentes aos eixos temáticos: pessoas e comunidades; conhecimento, tecnologia e inovação; finanças, investimento e setor privado; e governo e políticas públicas.