Redação Planeta Amazônia
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, representou o estado no LIDE Brazil Morocco Forum, realizado nesta quarta-feira, 9, em Marrakech. No painel de abertura, com o tema Agronegócio e Segurança Alimentar, Barbosa destacou as oportunidades de cooperação entre Brasil e Marrocos, especialmente no setor agropecuário.
Apesar de ser o estado mais jovem do país, o Tocantins já ocupa posição de destaque na produção agropecuária da Amazônia Legal, com uma cadeia em expansão e processos de industrialização em curso. O governador apontou a logística favorável da região — como a Ferrovia Norte-Sul e rodovias federais — e ressaltou a vocação sustentável do estado como corredor estratégico de escoamento.
“O Tocantins é uma das novas fronteiras mais promissoras para investir e empreender. Temos terras férteis, grande potencial produtivo e buscamos parcerias sólidas, como com o Marrocos, fornecedor global de fosfato essencial para nossos fertilizantes”, destacou Barbosa.

O painel contou com a presença de autoridades de ambos os países, incluindo o ministro marroquino Ahmed El Bouari e o secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, Irajá Lacerda, que enalteceu a trajetória do agronegócio brasileiro como modelo global de eficiência e transformação.
Representando o governo tocantinense, o secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, reforçou o interesse na ampliação das relações comerciais. “O Tocantins registra crescimento acima da média nacional, especialmente em grãos e pecuária. Estar aqui é abrir caminhos para uma cooperação de mão dupla.”

Fórum fortalece laços entre Brasil e Marrocos
O LIDE Brazil Morocco Forum é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais entre os dias 8 a 11 de julho, com foco no estreitamento das relações econômicas, diplomáticas e institucionais. Reunindo empresários, governantes e líderes de diversos setores, o encontro fomenta parcerias estratégicas em áreas como energia, infraestrutura, inovação e agricultura.