Redação Planeta Amazônia
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu na terça-feira (16), no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, representantes do Banco Mundial para discutir o andamento do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Tocantins (Progestão/TO). Em execução há um ano, o programa tem como objetivo modernizar os sistemas de gestão em áreas como recursos humanos, previdência, compras, investimentos e orçamento.
Durante o encontro, o governador avaliou positivamente os avanços do projeto e reforçou o compromisso da gestão com a melhoria do controle interno, especialmente nas áreas orçamentárias. “Nosso compromisso é tornar o Tocantins um estado moderno, aplicando bem os recursos e trazendo mais eficiência à gestão. Quero que o Tocantins seja exemplo para o Brasil”, afirmou Laurez Moreira.

A gerente do Progestão pelo Banco Mundial, Sadia Afolabi, destacou que o programa tem sido desenvolvido de forma alinhada às realidades dos municípios e às diretrizes do governo estadual. “Estamos entrando no segundo ano de implementação, com ações específicas em cada secretaria e setor, conforme as demandas da atual gestão”, explicou.
No Tocantins, as prioridades do Progestão estão voltadas para a gestão de ativos e investimentos. Entre as ações em curso estão a criação de um banco de projetos, a adoção de metodologias que evitem atrasos e custos excessivos, e a implementação de um novo sistema de planejamento.
O Progestão/TO conta com financiamento de US$ 55 milhões do Banco Mundial/Bird, assinado em maio de 2024. Coordenado pela Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), com apoio técnico da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), o programa integra diversas secretarias e órgãos estaduais. Seu objetivo é ampliar a transparência, facilitar o acesso às informações e gerar relatórios detalhados para o monitoramento dos gastos públicos, oferecendo melhores condições para a tomada de decisões e a formulação de políticas públicas eficazes.