Redação Planeta Amazônia
Seis quadrilhas juninas se apresentaram na Arena do Parque Anauá na quarta-feira (23), durante o Concurso Estadual promovido pelo Governo de Roraima. Com representantes das categorias Emergente, Acesso e Especial, a noite foi marcada por celebrações à identidade cultural do estado.
O São João no Parque Anauá segue até domingo (27), reunindo 28 grupos apoiados pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Considerado o maior festejo junino da região Norte, o evento acontece desde 1991 e, em 2025, conta pela primeira vez com recursos federais via Ministério do Turismo.

Destaques das Apresentações
- Categoria Emergente
A quadrilha Coração do Sertão encantou com o tema “Meu São João de Todos os Tempos”, reunindo 17 casais das comunidades Truaru (Boa Vista) e Barata (Alto Alegre).
Já a Império São Vicente levou à arena o simbolismo da fogueira com 21 casais da comunidade indígena Pium (Bonfim), refletindo a alegria das celebrações juninas. - Categoria Acesso
A tradicional Namoro Caipira, do bairro São Vicente, apresentou “Eu Sou o Tempo”, com 21 casais em cena.
Em seguida, a Estrela Junina animou o público com o tema “Meu São João é Assim”, representando o bairro Pricumã e o município do Cantá. - Categoria Especial
Estreante na elite das juninas, Joaninha Caipira, da Comunidade Tabalascada (Cantá), trouxe 24 casais com o tema “Amazônia, o Pulmão do Mundo, o Lar dos Quatro Elementos”. O presidente Osvaldo Thomas celebrou a conquista:
“Viemos para se manter no grupo Especial e oferecer um verdadeiro espetáculo.” Encerrando a noite, a veterana Explosão Caipira, com mais de 25 anos de tradição, apresentou “É Festa no Reino do São João”, envolvendo o público com a magia típica das festividades.

A expectativa para esta edição é de mais de 75 mil pessoas por noite. A programação é transmitida ao vivo pelas páginas do Governo de Roraima no YouTube e Facebook.
Mais de 50 atrações locais e 10 nacionais integram o evento, incluindo apresentações já realizadas de Israel & Rodolffo, George Henrique & Rodrigo, Manim Vaqueiro e Zé Vaqueiro.
Os próximos dias terão shows com Thullio Milionário (24), Lucas Lucco (25), Companhia do Calypso (26), e no encerramento (27), Jonas Esticado, Guilherme & Benuto e Jefferson Moraes.