A Ufac, em parceria com a Cooperativa Reca, estuda técnicas para extração física da “casca” (tegumento) da amêndoa de cupuaçu, visando especialmente a produção do Nibs, produto que pode ser consumido diretamente na alimentação humana e também utilizado como matéria prima para produção de cupulate.
As ações fazem parte do programa de residência em ciências agrárias e conta com a participação da cooperativa Reca, da Ufac, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Fundape. Esta etapa do trabalho também contou com a cooperação da Unidade de Tecnologia de Alimentos (UTAL) e da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre ( Funtac).
O trabalho vem sendo coordenado pela engenheira agrônoma Ana Karoline Sodré de Medeiros e pelo coordenador técnico agrícola do Reca, Dielison Furtunato. Também fazem parte da equipe, os professores Eduardo Pacca Luna Mattar, Luciana Castello Branco e William Ferreira, a engenheira florestal do Reca, Hyngrid Jaiely Araújo Félix, o engenheiro agrônomo e residente, Lucas Lima Silva. o zootecnista e residente, Mateus Henrique Reis Coelho, a nutricionista do Reca, Simara Kaefer e a técnica agrícola do Reca, Taysa Faltz Macedo.
Fonte: Ufac