Por Ila Verus
Começou no dia 1, a Peru Week, um festival de gastronomia peruana, que durante duas semanas será realizado em 5 regiões do Brasil, em 11 estados e 14 cidades brasileiras. O evento ocorre desde 2013. É considerado a principal ação de promoção do turismo e da gastronomia peruana, sendo promovida pelo escritório de turismo do Peru (PROMPERÚ).
O evento gastronômico da culinária peruana está em sua 9ª edição. Tendo a participação de 101 empresas, dentre elas, 50 operadoras de turismo, três consolidadoras e 48 restaurantes. Durante os dias de festival, as operadoras de turismo oferecem ao público, informações atualizadas sobre o país e pacotes de viagens ao Peru, com até 30% de desconto.
O Conselheiro Econômico do escritório comercial da PROMPERÚ no Brasil, Max Rodríguez Guillén, destaca que o festival proporciona uma viagem de sabores peruanos, em solo brasileiro, “as propostas gastronômicas representam alimentos de diferentes regiões do Peru. Durante a campanha, os brasileiros terão a oportunidade de degustar os mais requintados pratos da gastronomia peruana por meio de cardápios especialmente elaborados para o evento.”, disse.
No cardápio terá experiências gourmets, ceviches, tiraditos e demais iguarias peruanas, além do famoso pisco sour, o drink preferido dos especialistas.
O Acre é um dos estados onde ocorre a Peru Week. As empresas participantes do festival são a EME Amazonia e a Higino’s Tur, ambas da capital acreana.
As operadoras oferecem tarifas aéreas e comissionamento diferenciados. Desse modo, os pacotes e as passagens podem ser adquiridos durante os 15 dias da campanha, podendo ser utilizados posteriormente, o que vai depender da disponibilidade e regras das empresas.
Expectativas para 2022
Em 2019, a 7ª edição da Peru Week, chegou a movimentar 1,5 milhões de dólares em viagens para o Peru, enquanto a edição de 2020, apesar de ter sido realizada durante a pandemia do COVID-19, atingiu 650 mil dólares em vendas, com forte variação cambial, o que em reais representou um patamar semelhante. No mesmo período pandêmico, o Brasil ganhou mais 10 restaurantes de cozinha peruana em seu território.
Para a 9ª edição são esperados grandes resultados de vendas, principalmente com a consolidação do Peru como um destino seguro e atraente para os brasileiros nos últimos anos.
Amora Carbajal, Presidente Executiva da PROMPERÚ, afirma: “O Peru é um país de enorme riqueza histórica, cultural e natural, que oferece experiências variadas e fascinantes para os turistas brasileiros. Da mesma forma, apresentamos uma gastronomia excepcional em cada uma das regiões que promovemos, graças à vasta biodiversidade e cultura culinária do nosso território, fruto de um património ancestral enriquecido por vários fluxos migratórios provenientes da Europa, África e Ásia. A grande variedade de restaurantes em nosso país fará as delícias de seus visitantes, que sempre serão muito bem recebidos graças à gentileza que caracteriza os peruanos.”