Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco está em processo de construção de berçários padronizados em todas as creches municipais, com o objetivo de proporcionar um atendimento de qualidade. Os berçários, construídos pela prefeitura, com recursos próprios, terão estrutura adequada e adaptada para atender às necessidades dos bebês, garantindo assim segurança e conforto, estimulando o seu desenvolvimento. O projeto é para 8 crianças, com cinco berços, sala de banho, fraldário, recriação e cadeirão para alimentação. O projeto piloto foi entregue no Centro de Educação Infantil Maria Danila Pompeo, no bairro Cidade do Povo e será replicado para todas as creches da capital.
A iniciativa da Prefeitura de Rio Branco, surgiu como resposta a importância dos cuidados na primeira infância e a demanda por espaços apropriados para receber crianças tão pequenas. Além disso, profissionais capacitados serão responsáveis por cuidar dos bebês, oferecendo atenção individualizada e estimulação adequada para cada fase do desenvolvimento.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, o projeto surgiu quando a gestão tomou conhecimento que não havia berçário na capital.
“Hoje é um fato histórico, vai ficar registrado nos Anais da Educação Infantil de Rio Branco esse primeiro projeto. Depois nós vamos estender para outros. É ousadia e coragem, porque a gente sabe que onera, pois um berçário requer muita coisa, que é aqui que começa o desenvolvimento do ser humano.”
Segundo o prefeito, a construção dos berçários nas creches reforça o compromisso da gestão em promover uma educação infantil de qualidade e garantir o bem-estar e o desenvolvimento pleno das crianças desde os primeiros meses de vida.
“Em 1993 eu já coloquei berçário lá em Acrelância, ou seja, trinta anos depois eu vim colocar berçário em Rio Branco. O investimento vale a pena, pois tem muitas mães que precisam trabalhar depois que termina o seu período de licença maternidade. No entanto, o filho impede porque não tem uma creche para ela poder deixar a criança. Isso daqui não tem valor. O que vale é o valor do amor, é o valor da oportunidade para mãe poder trabalhar.
Para as mães, que agora vão ter onde deixar seus bebês para trabalhar sem preocupação, a iniciativa da prefeitura é excelente.
“Eu considero muito importante, pois as mães podem sair para trabalhar despreocupadas e saber que tem um espaço de segurança e que pode deixar os filhos dela para poder trabalhar com tranquilidade e saber que elas estão sendo bem cuidadas”, disse a presidente do bairro Cidade do Povo, Eliane Rodrigues.
“Além da localização, de ser perto de casa, ela dá a oportunidade de eu conseguir tanto trabalhar como estudar por conta de ser uma creche integral. O meu filho vai ficar aqui até de tarde”, ressaltou a assistente escolar Miriam Silva.
“É um momento histórico e ajuda às mamães que têm que trabalhar o dia inteiro. Aí aqui eu sei que ele vai ser bem acolhido, vai aprender coisas novas, vai ser bem-educado também”, disse a funcionária pública, Dayane Galvão.
O padre Máximo desenvolve um trabalho social no bairro. Ele disse que iniciativas como essa, da prefeitura na comunidade, deve ser divulgada para dizer que na Cidade do Povo também impera a bondade e exemplos de pioneirismo.
“Nós precisamos divulgar as coisas boas e tem muita coisa boa acontecendo na Cidade do Povo. Inclusive este evento da inauguração de um berçário, que é uma experiência piloto aqui no estado do Acre. Tem que ser divulgado mesmo para dizer a todo o povo, sobretudo àquele que tem aquela carga negativa, aquele preconceito. Na Cidade do Povo acontecem coisas lindas e maravilhosas. E parabéns, prefeito Bocalom e a secretaria Nabiha Bestene”.
“É um grande investimento, enganaram todos os gestores que por aqui passaram em dizer que isso aqui custava caro, isso aqui custa barato, porque o custo-benefício é muito grande para as nossas crianças e para as nossas mães”, concluiu o prefeito Tião Bocalom.