Redação Planeta Amazônia
Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio SP), publicada, recentemente, mostrou que o Estado do Tocantins é um dos destinos mais procurados do país pelos turistas. A pesquisa citou o Tocantins como um dos destinos prediletos dos brasileiros, além do Mato Grosso, Paraná e Paraíba.
Na região Encantos do Jalapão, somente nas Dunas, 5.986 turistas visitaram o local no mês de agosto. De janeiro a agosto de 2023 foram 39.079 visitas ao local, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Observatório do Turismo.
Prova desse crescimento, nesse mesmo período de 2023, o aeroporto internacional de Palmas, Brigadeiro Lysias Rodrigues, registrou 220.234 desembarques de passageiros. Um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a CCR Aeroportos.
Geração de Emprego
No Tocantins, o trade de turismo também proporcionou o aumento de novos postos de empregos no Estado. Segundo dados do Novo Caged, foram gerados 4.388 novos postos de trabalho de janeiro a agosto de 2023. Desses, 86% dos novos empregos são do setor de alimentação e alojamentos. O setor de alimentação gerou 394 novos empregos com carteira assinada, somente em agosto.
Fatores
De acordo com as informações da Fecomércio/SP, o impulsionamento do turismo brasileiro se deve à combinação de dois fatores. O primeiro é a melhora nas condições econômicas das famílias, e o segundo, o maior investimento das empresas em viagens e eventos. Ambos são resultados de uma inflação mais baixa nas atividades do setor.
Ainda segundo a federação, o setor deve encerrar 2023 em alta de 13%, com faturamento de cerca de 200 bilhões. Somente em agosto o setor faturou mais de 15 bilhões de reais.
“Nos gratifica muito ver o nome do nosso Estado de forma positiva no contexto nacional. Isso nada mais é que o reflexo das ações do governo Wanderlei Barbosa, que tem repercutido de forma positiva no sentido da geração de emprego e renda. Isso mostra que o turismo é um vetor importante para a economia do Tocantins”, disse o Secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho.