Redação Planeta Amazônia
Impulsionar o mercado de sementes nativas aliando conservação e restauração da biodiversidade do Acre. Com este objetivo, o governo do estado realizou o primeiro encontro da Rede de Sementes do Acre. O evento reuniu profissionais que atuam na cadeia produtiva de florestas nativas, bem como representantes de instituições governamentais, organizações não governamentais, instituições de pesquisa e membros da sociedade civil.
Durante o encontro, foram realizados cursos práticos e discussões científicas, visando à produção, difusão e aplicação de conhecimentos tradicionais e técnico-científicos, sempre com ênfase na responsabilidade socioambiental.
Uma das iniciativas mais importantes durante a programação foi a elaboração de um plano de ação da Rede de Sementes para os próximos três anos, visando estimular uma economia de base florestal na região, com o intuito de gerar oportunidades socioeconômicas e fortalecer a biodiversidade local.
A presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Iuçara Souza, expressou o comprometimento do governo do estado com a conservação ambiental: “Temos o prazer de viver numa região plural e única, cercada de riquezas naturais, e devemos valorizá-la. Precisamos das nossas florestas em pé para termos um futuro saudável e próspero, com oportunidades de crescimento para todos que se voltam para essa temática”.
André Pellicciotti, secretário em exercício da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), destacou a importância da Rede de Sementes: “O processo de desenvolvimento de cadeias produtivas se beneficia muito com o estabelecimento de uma rede ativa, contribuindo para maior desenvolvimento de renda e fortalecimento da biodiversidade”.