Estado promove primeiro encontro da Rede de Sementes do Acre

Redação Planeta Amazônia

Impulsionar o mercado de sementes nativas aliando conservação e restauração da biodiversidade do Acre. Com este objetivo, o governo do estado realizou o primeiro encontro da Rede de Sementes do Acre. O evento reuniu profissionais que atuam na cadeia produtiva de florestas nativas, bem como representantes de instituições governamentais, organizações não governamentais, instituições de pesquisa e membros da sociedade civil.

Durante o encontro, foram realizados cursos práticos e discussões científicas, visando à produção, difusão e aplicação de conhecimentos tradicionais e técnico-científicos, sempre com ênfase na responsabilidade socioambiental.

Fátima Marquez, professora da Universidade Fedearal de São Carlos palestrou sobre cadeia produtiva de sementes e o papel das redes comunitárias/foto: Neto Lucena_Secom

Uma das iniciativas mais importantes durante a programação foi a elaboração de um plano de ação da Rede de Sementes para os próximos três anos, visando estimular uma economia de base florestal na região, com o intuito de gerar oportunidades socioeconômicas e fortalecer a biodiversidade local.

A presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Iuçara Souza, expressou o comprometimento do governo do estado com a conservação ambiental: “Temos o prazer de viver numa região plural e única, cercada de riquezas naturais, e devemos valorizá-la. Precisamos das nossas florestas em pé para termos um futuro saudável e próspero, com oportunidades de crescimento para todos que se voltam para essa temática”.

Rede de Sementes do Acre faz parte do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, financiado pelo Banco Mundial, por meio do Programa Global Environment Facility (GEF)/foto: Neto Lucena_Secom

André Pellicciotti, secretário em exercício da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), destacou a importância da Rede de Sementes: “O processo de desenvolvimento de cadeias produtivas se beneficia muito com o estabelecimento de uma rede ativa, contribuindo para maior desenvolvimento de renda e fortalecimento da biodiversidade”.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas