Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), tem sido a responsável por gerenciar o acolhimento das famílias que a todo momento dão entrada no Parque de Exposições. Em decorrência das águas do manancial subirem abruptamente, muitas dessas pessoas não conseguem salvar todos os seus móveis e até mesmo os alimentos acabam ficando para trás.
Por conta disso, a SASDH tem montado itens essenciais para que as famílias possam ser assistidas ainda dentro dos abrigos, como, por exemplo, os kits limpeza, higiene e também um kit exclusivo para mães com filhos de zero a sete anos, contendo um pacote de leite em pó, açúcar, massas para mingau, biscoito e fralda, entregues a cada dois dias.
Segundo o diretor de Assistência Social, Ivan Ferreira, além da entrega desses kits, a municipalidade também instalou um fogão a gás para que as mães pudessem fazer o mingau dos seus filhos.
“Além de todo amparo nos abrigos, estamos aqui, através da nossa equipe da Divisão de Benefícios, concedendo kits de higiene pessoal e de limpeza para as mães. Nós temos uma quantidade gigante de crianças no Parque, beirando a 200 e por algumas pessoas não terem condições e chegarem aqui sem nada, estamos concedendo fraldas, mingau, leite, sabonete, papel higiênico, absorvente, o kit é completo. Então todas as famílias que estão aqui, neste momento estão precisando desse amparo do município. Nós estamos aqui concedendo benefícios”.
O diretor destacou ainda que a gestão está empenhada em minimizar o sofrimento das famílias, principalmente em relação às mães com crianças pequenas, como foi o caso de uma que chegou ao abrigo com apenas 18 dias de vida.
“Algumas crianças são amamentadas, outras não, precisando dos benefícios. Então, estamos concedendo para podermos humanizar e atender às famílias, neste momento tão difícil que Rio Branco passa, seguindo a orientação do nosso comandante maior o prefeito Tião Bocalom, que as famílias tenham dignidade ao chegarem nos abrigos públicos e no Parque de Exposições”.
Na capital acreana, já são mais de 60 mil pessoas afetadas pela cheia do rio Acre.
A todo instante, mais famílias são levadas aos abrigos montados pela prefeitura, no Parque de Exposições e em outras nove escolas públicas municipais e estaduais. No Parque de Exposições, onde há maior concentração de famílias abrigadas, 156 boxes já estão ocupados e uma verdadeira força-tarefa foi montada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) para construção de mais boxes.
Atenção especial aos animais de pessoas atingidas pela cheia
Desde que o rio Acre apresentou os primeiros sinais de uma possível cheia, a Prefeitura de Rio Branco tem montado uma verdadeira força-tarefa para atender os moradores nos bairros, levá-los para um dos abrigos montados em oito escolas e no Parque de Exposições, e claro, realizarem o acolhimento necessário.
No meio desse processo, muitas das famílias possuem animais de estimação. Por isso a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), organizou um espaço no Parque de Exposições, exclusivo para abrigá-los. Até o momento 160 animais já estão sob os cuidados da municipalidade recebendo acompanhamento médico e alimentação de qualidade. Vale ressaltar que só estão sendo aceitos animais oriundos de famílias desabrigadas.