Redação Planeta Amazônia
Já foi dada a largada para o início da mobilização e organização do World Creative Day 2025. Com o destaque que Manaus obteve na edição 2024, foi criado um bloco para a realização do evento na Amazônia Ocidental, capitaneado pelo fundador do Instituto Valendo Economia Criativa da Amazônia e Embaixador do World Creativity Day para Cidades Estratégicas da Amazônia Ocidental, o ativista social e empresário, Beto Contartesi.
A primeira cidade visitada por Contartesi foi Rio Branco, agora em dezembro, onde pôde visitar algumas entidades públicas, organismos do sistema S e muitos fazedores e empreendedores, também com o objetivo de definir o líder local, que deve ser anunciado em janeiro. Contartesi segue as visitas técnicas iniciais agora em Porto Velho.
Capital do Acre, Rio Branco entra definitivamente na rota do World Creativity Day ou Dia Mundial da Criatividade. O evento será realizado entre os dias 21 a 23 de abril em pontos diferentes da cidade, com serviços e atividades que valorizam o protagonismo da Economia Criativa. Toda a programação será gratuita.
Para a escolha de anfitriões e voluntários, Beto Contartesi, deve visitar o Acre pela segunda vez no começo de janeiro. Fazer parte do WCD mostra que a Economia Criativa é uma realidade viva e ativa em Rio Branco, diz Contartesi.
“É fundamental que as novas lideranças, políticas, empresariais e do terceiro setor criem e melhorem os ambientes de produção e negócios para desenvolvimento das novas economias na Amazônia. Não podemos ser só consumidores, precisamos ser produtores nestes novos mercados e oportunidades”, pontua Beto Contartesi.
Órgãos da administração pública, entidades do terceiro setor, autarquias públicas e empresas como hotéis, estabelecimentos culturais, de entretenimento, de educação e de serviços já começaram a ser mobilizados para receber as atividades do World Creativity Day (WCD).
Além de Rio Branco, Manaus e Porto Velho, três das capitais mais importantes e estratégicas da Amazônia Ocidental, também vão receber as atividades do Dia Mundial da Criatividade. Uma importante integração em torno das novas economias, o que demonstra a importância da Amazônia no cenário nacional e internacional.
O Dia Mundial da Criatividade foi criado em 27 de abril de 2017, por meio da Resolução 71/284 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de destacar o papel da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável social e econômico nas mais diferentes esferas.