Redação Planeta Amazônia
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nessa quinta-feira (28) a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, em encontro oficial no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. A reunião marcou a primeira visita da diplomata ao estado e teve como foco a apresentação do potencial econômico local e a discussão de oportunidades de intercâmbio comercial com o bloco europeu.
Acompanhado da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, o governador destacou setores estratégicos como a pecuária, a produção de grãos, a mineração e o turismo de aventura. “Somos o oitavo maior rebanho bovino do Brasil, livre de aftosa sem vacinação, com rastreamento e qualidade para exportação”, afirmou Barbosa, ao apresentar um vídeo institucional sobre o Tocantins.

A embaixadora Schuegraf demonstrou interesse em estreitar os laços comerciais e sugeriu a realização de uma agenda conjunta na Europa para promover as oportunidades de negócios. “O Tocantins está inserido em um contexto relevante de segurança alimentar e sustentabilidade, temas prioritários para a União Europeia”, destacou.
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, avaliou o encontro como um avanço estratégico. “Esse contato abre caminho para parcerias com empresários europeus e para a inserção da produção tocantinense no mercado internacional”, disse.

Também presente na reunião, o secretário de Agricultura e Pecuária, Jaime Café, reforçou o potencial do estado na exportação de proteína animal. “Produzimos carne sustentável e de alta qualidade, alinhada às exigências europeias. A partir desse diálogo, podemos organizar uma missão oficial à Europa com representantes do governo, indústrias e produtores”, afirmou.
Participaram ainda da recepção os secretários Márcio Rocha (Comunicação), Donizeth Aparecido (Fazenda), Deocleciano Gomes (Casa Civil), o presidente da Agência de Mineração do Tocantins, Milton Neris, e demais autoridades estaduais.