Da redação do Planeta Amazônia
Os estados que fazem parte do Consórcio da Amazônia Legal lançaram, nesta terça-feira (15), durante a programação da 27ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 27), que ocorre no Egito, o Programa Regional de Prevenção e Controle do Desmatamento.
Estiveram presentes, os governadores Antônio Waldez Góes da Silva(AP), Gladson Cameli (AC), Mauro Mendes (MT), Helder Barbalho (PA), Marcos Rocha (RO) e Wanderlei Barbosa/TO; A Iniciativa tem como base regularização fundiária, uso de ferramentas de tecnologia, e integração.
Representando os secretários de Meio Ambiente do Consórcio da Amazônia Legal, Eduardo Taveira, do Amazonas, explicou que o diferencial da ação passa pela cooperação nas ações entre os Estados com intercâmbio e engajamento nas atividades de comando e controle e pagamento pelos serviços de preservação ambiental.
“Os Estados da Amazônia estão comprometidos com o combate aos desmatamentos e queimadas, mas também para que nestas regiões haja uma economia pujante, ao mesmo tempo que temos o desafio ambiental, temos uma luta no combate à pobreza. Não há como combater os crimes ambientais sem combater à pobreza. Estamos falando em uma ação integral da Agenda 2030 da ONU. Mais de 90% da legislação ambiental passa pelos estados. Precisamos passar os caminhos para o desenvolvimento sustentável”, ponderou.