Roraima apresenta projeto de turismo inclusivo para pessoas autistas na Expo ABAV 2025

Redação Planeta Amazônia

Roraima ganhou destaque nacional na Expo ABAV 2025 ao apresentar o programa de turismo inclusivo voltado ao público autista, apoiado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Durante o primeiro dia do evento, o projeto Turistea lançou um curso online gratuito para capacitar profissionais do setor turístico em todo o país no atendimento especializado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A capacitação é uma iniciativa do Teamarr (Centro de Acolhimento ao Autista da Assembleia Legislativa de Roraima) em parceria com a Escolegis (Escola do Legislativo), que oferece o curso de forma totalmente gratuita. O conteúdo busca preparar profissionais para oferecer um atendimento mais empático, acolhedor e acessível no turismo nacional.

O diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz de Brito, destacou a importância da ação. “Estamos muito felizes em apresentar essa experiência de sucesso e inclusão, que também gera novas oportunidades de negócios para todo o trade turístico nacional”, afirmou.

foto: Divulgação

Inclusão e capacitação

Coordenado por Jane Lira, o projeto Turistea tem dois anos de atuação e já capacitou mais de 130 profissionais, além de promover dez passeios guiados voltados a crianças e adolescentes autistas. As atividades unem lazer, acessibilidade e conscientização.

“O propósito do projeto é promover um turismo verdadeiramente inclusivo, em que pessoas neuroatípicas e suas famílias possam vivenciar experiências acolhedoras, adaptadas e humanizadas”, explicou Jane.

foto: Divulgação

Atualmente, o curso de capacitação online em turismo inclusivo está em fase final de gravação e será disponibilizado em breve ao público interessado.

O projeto também foi apresentado no pitch do Sebrae, sendo reconhecido como uma das iniciativas inovadoras com impacto social positivo. Além disso, foi tema na 4ª Assembleia Geral Extraordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo, onde o diretor Bruno de Brito reforçou o compromisso de Roraima com a acessibilidade e a inclusão no setor.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas