Redação Planeta Amazônia
Dia 8 de dezembro, chegará em Brasília a secretária de Estado e representante Especial para Política Climática Internacional da Alemanha, Jennifer Morgan, para o alinhamento da retomada dos repasses financeiros do Fundo Amazônia.
Na ocasião, estarão os representantes do Banco Central, do Itamaraty e com a equipe de transição do governo federal responsável pela área do meio ambiente.
A Alemanha ajuda no financiamento de projetos que visam a preservação da Floresta Amazônica, mas em 2019 teve seus repasses suspensos, por conta do aumento do desmatamento na região e a falta de acordo com o governo Bolsonaro. Em novembro, após a eleição de Lula para presidente do Brasil, o governo alemão anunciou a retomada dos investimentos ainda esse ano, o que deve acontecer após os resultados da reunião, que preveem a assinatura de novos acordos entre as partes.
Com o desbloqueio de fundos de 2019, o país deve anunciar nos primeiros dias de janeiro novos investimentos ao Fundo Amazônia, que ocorrerá durante uma visita do presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier no Brasil. O presidente alemão participará da posse do candidato eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia seguinte Frank-Walter visitará o Amazon Tall Tower Observatory (ATTO), em Manaus, no Amazonas.
A Noruega uma das mais importantes financiadoras do fundo Amazônia, também vai liberar investimentos para projetos na região Norte do Brasil. A informação foi dada pelo ministro do Meio Ambiente do país escandinavo, Jonas Gahr Store, durante a COP-27, no Egito.