Laboratório de Paleontologia da Ufac receberá R$ 475 mil do Conselho Nacional de Pesquisa

Entre as 34 melhores propostas inscritas no Programa de Apoio a Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e a Espaços Científico-Culturais, o Laboratório de Pesquisas Paleontológicas (LPP) da Ufac criado em maio de 1938 foi o escolhido para receber recursos federais no valor de R$ 475 mil para investir na revitalização da infraestrutura do acervo e em equipamentos para pesquisa. 

O recurso federal será dividido em aquisição de materiais e bolsas de apoio para alunos da Ufac e corpo técnico especialista de fora da universidade. A proposta aprovada também prevê a remodelação da exibição do Museu de Paleontologia com novo mobiliário, cartazes atualizados, além de equipar o laboratório para restauração, preparação de fósseis para exibição e produção de material expográfico. 

O professor de Paleontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, da Ufac, Carlos d’Apolito fala que o recurso fará possível melhorias nas dependências do laboratório acadêmico, que agora poderá contar com um espaço mais inclusivo. “A expectativa é que, com o investimento, possamos melhorar o espaço físico, aumentar o número de itens em exibição, preparar novas peças e restaurar outras. Essa melhoria de espaço permitirá, ainda, um ambiente com melhor acessibilidade. Nossa intenção é que pessoas com deficiência, seja de mobilidade ou outros tipos, possam usar o espaço, o que atualmente é difícil para elas”, disse o professor.

O espaço possui uma grande demanda de visitação, d’Apolito lembra que no ano de 2022, o laboratório recebeu mais de mil visitantes que assinaram no livro sua presença no local, mas o professor estima que esse numero seja bem maior que o registrado.

Escolas públicas e privadas podem agendar visita para conhecer o acervo do LPP, com envio de e-mail para labpaleonto.ufac@gmail.com

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas