Democracia e meio ambiente estão na pauta de encontro entre Lula e Biden

Redação Planeta Amazônia

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrará nesta sexta-feira, 10, na Casa Branca, em Washington, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O encontro terá como temas principais a democracia e o meio ambiente, segundo o Itamaraty.

O embaixador e secretário de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Michel Arslanian Neto, afirmou nessa terça-feira que “O tema da democracia, dos direitos humanos, do meio ambiente, da mudança do clima estarão no centro dessa agenda”.

Arsalanian destacou a “postura muito ativa dos americanos após os ataques do dia 8 de janeiro”. Para o embaixador, os dois países enfrentam “desafios semelhantes, uma preocupação comum com o tema da radicalização, violência política, com o uso das redes para difusão da desinformação, para discurso de ódio”.

O encontro reúne duas das principais democracias do mundo (em números de habitantes) no mais alto nível, oportunizando que os dois líderes enviem uma mensagem de forte apoio a processos políticos, sem recursos a extremismo, violência e com uso adequado das redes sociais.

De acordo com o embaixador, o encontro com o presidente dos Estados Unidos, terá a presença da primeira-dama Rosângela da Silva e de uma comitiva de ministros que ainda está sendo definida. Lula também deve se encontrar com parlamentares e outros representantes do governo americano.

O presidente brasileiro pretende expor ao colega americano que o novo governo adotará uma postura diferente da gestão do antecessor Jair Bolsonaro em relação à preservação ambiental. Na área comercial, Lula pretende, segundo o embaixador, focar em resultados concretos para o país. “Há um interesse muito grande do Brasil em ter acesso ao mercado de defesa norte-americano”, afirmou.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas