Redação Planeta Amazônia
Em comunicado oficial, publicado no Diário da União, nesta terça-feira, 14, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o ambientalista João Paulo Ribeiro Capobianco para exercer o cargo de secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva.
A informação de que Capobianco seria o número 2 do Meio Ambiente foi dada pela ministra durante cerimônia de posse, realizada em 4 de janeiro. Na ocasião, Marina Silva, destacou que o cargo de autoridade nacional de segurança climática será oficializado até março deste ano.
Capobianco já trabalhou com Marina durante outras gestões, inclusive como secretário, e também atuou em organizações, como o Instituto Democracia e Sustentabilidade. Ele vinha exercendo a função de executivo do Ministério do Meio Ambiente há alguns dias, mesmo sem a nomeação publicada no DOU.
Em 8 de janeiro, por exemplo, Capobianco participou de uma reunião que debateu o novo arcabouço de combate ao desmatamento do governo federal. A comissão será responsável por implementar o Programa de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Brasil (PPCD).