Redação Planeta Amazônia
Desde a última quinta-feira, 23, quando houve o primeiro registro de fortes chuvas no Acre que os governos estadual e municipal realizam ações para minimizar o sofrimento das famílias atingidas pelas enchentes.
Segundo o último boletim Alagação divulgado pela Defesa Civil Estadual no sábado, 25, o nível de medição do Rio Acre, em Rio Branco, esteve em 16,34m, ultrapassando a cota de alerta (13,50m) e também a cota de transbordamento (14m). Em Rio Branco, 48 bairros foram atingidos e sete igarapés permanecem em estado de transbordo. São eles: Almoço, Judia, São Francisco, Dias Martins, Batista, Fundo e Liberdade. Ainda na capital, foram instalados 32 abrigos.
Os atendimentos estão sendo feitos pelas equipes mobilizadas pelo governo estadual por meio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretarias, Polícia Militar, e Instituto Socioeducativo, composta por 404 pessoas que estão envolvidas nas ações de suporte às ocorrências. De acordo com o Corpo de Bombeiros, em Rio Branco, cerca de 221 famílias estão desabrigadas, são 805 pessoas atingidas, sendo 485 adultos, 286 crianças, e 34 idosos.
Em Epitaciolândia, 134 famílias estão em abrigos. Até o momento, quatro abrigos foram estruturados para receber as pessoas atingidas pela cheia. O trabalho de assistência está sendo realizado por embarcação do Corpo de Bombeiros e os militares atuam em apoio à Defesa Civil Municipal. Os dados dos demais municípios ainda estão sendo computados. Além disso, os números podem sofrer alterações de acordo com o horário.
Campanhas de Solidariedade
Iniciativas de ajuda humanitária também já acontecem para minimizar o sofrimento e os prejuízos das famílias atingidas pelas enchentes nos municípios de Rio Branco e Brasileia. A Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Acre, doaram uma tonelada de produtos de limpeza e fraldas para a Campanha Juntos pelo Acre, lançada pelo governo por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd).
O intuito da campanha é arrecadar insumos, desde cestas básicas, água mineral, material de higiene pessoal, roupas tamanho adulto e infantil e fraldas para bebês. Também podem ser doados colchonetes, colchões, lençóis, cobertores e outras roupas de cama, além de água mineral e ração para animais. As doações podem ser feitas, entre às 8h e 20h, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), em frente à Praça Plácido de Castro, no centro da capital.
A Associação do Ministério Público do Acre também está com uma conta do Banco do Brasil destinada para a arrecadação de recursos para ajuda as famílias.