Redação Planeta Amazônia
Após o grande volume de chuvas desde a madrugada dessa quinta-feira (23) em Rio Branco, a prefeitura, por meio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, presta assistência às famílias que tiveram as residências atingidas pela chuva.
De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, 20 ocorrências foram atendidas e dez bairros atingidos. “A partir de uma hora da manhã desta quinta-feira (23) até o presente momento as chuvas estão intensas e não cessaram. Nós estamos entre 145 a 150 milímetros de chuva, o que equivale a cada hora chovida a dois dias do mês de março. Nesse momento,podemos dizer que já choveu o equivalente a 18 e 20 dias do que é esperado para todo o mês, alerta o tenente-coronel.
A Defesa Civil emitiu alerta amarelo, pois a previsão para os próximos três dias é de 50 milímetros de chuva por dia, o equivalente a todo o mês de março, o que acarretará aumento dos níveis de igarapés, córregos, sistemas de drenagem, atingindo cada vez mais famílias.
A equipe da Defesa Civil já esteve nos bairros Placas, Calafate, Belo Jardim II, da Paz e Hélio Melo. Uma equipe da SMCCI está auxiliando com a remoção das famílias e levando para a Escola Álvaro Rocha. “A situação pode evoluir e precisar de mais apoio de todas as secretarias municipais para fazer frente a esse momento de dificuldade que passamos”, enfatiza Falcão.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está responsável pela montagem dos abrigos e o suporte necessário após a remoção das famílias. “Dar agora a acolhida, o abrigo que nós já montamos e a retirada deles. A gente vai continuar dando todo o suporte no local que é o abrigo, explica Sandra Maria, gerente do Departamento de Gerência do CRAS.