Encontro quer fomentar o setor primário no Amazonas

Redação Planeta Amazônia

Técnicos e gerentes das Unidades Locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) participaram, nessa segunda-feira (04/04), das capacitações realizadas durante o 1º Encontro de Extensionistas Rurais.

Estiveram presentes ao evento, o secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães, a diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Michele Bessa, e o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas, José Augusto Omena.

O secretário Petrucio Magalhães ressaltou a relevância do encontro na integração dos profissionais para executar e melhorar o serviço ofertado ao agricultor, extrativista e piscicultor.

“Eu quero lembrar que não somente o gerente veio, mas também um técnico de carreira do Idam, com segurança, e às vésperas do Plano Safra que será lançado pelo nosso governador Wilson Lima na quarta-feira, de forma que tudo que está sendo planejado para o desenvolvimento do setor para que vocês extensionistas que estão na ponta possam participar de primeira mão”, destacou.

No 1º dia do encontro foram tratados assuntos como Gestão de Pessoas e Projetos Prioritários/fotos: Antonio Barros Junior e Marfran Vieira

O encontro é promovido pelo Governo do Amazonas com objetivo de fomentar o setor primário do estado por meio de capacitação dos servidores que atuam no atendimento ao produtor rural, envolvendo gerentes e técnicos extensionistas nos planejamentos da autarquia, como destaca o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges.

“Em cima do que veio do planejamento estratégico, nós desenvolvemos nove prioridades para o ano de 2023. Esta lista foi baseada na discussão de definição do planejamento estratégico. Por exemplo, entre estas nove definimos como prioridade ampliar e redimensionar, com critérios, o quadro de funcionários e a capacitação dos nossos servidores de todo o estado”, comentou.

Capacitação

Os conteúdos abordados no primeiro dia de palestras foram: Gestão de Pessoas, Síntese do Plano Operacional 2023, Projetos Prioritários, Comunicação Assertiva e Não Violenta, O Papel da Comissão de Controle Interno (CCI), e Cartão do Produtor Primário.

“Precisamos focar no que é prioridade, porque durante todo o ano, desenvolvemos muitos trabalhos e necessitamos desse encontro para alinhar os projetos e mudanças importantes para termos mais resultados na produção rural dos municípios”, disse o técnico em agropecuária Mário Ono, que atua no Idam Central.

O empreender Ulisses Bezerra, em sua palestra sobre Gestão de Pessoas, abordou a importância das competências e habilidades na gestão de equipes e destacou que o evento realizado pelo Idam para técnicos e gerentes das unidades promove o desenvolvimento do trabalho do Instituto em todo estado. “Conversamos sobre as competências, entendendo que competência é conjunto de conhecimentos e habilidades, para que os indivíduos pensem nas competências a partir de agora tanto deles mesmos quanto nas suas equipes, preenchendo lacunas e pensando na forma de gerir suas equipes no dia a dia”, ressaltou o palestrante.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas