Redação Planeta Amazônia
Nesta quarta-feira, 31, será realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Acre ( Aleac), a 3ª Reunião Ampliada de deputados e deputadas do Parlamento Amazônico. O encontro terá a participação de mais de 60 parlamentares dos estados que integram a Amazônia Legal ( Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão).
O Parlamento Amazônico Brasileiro ( Parlamaz) é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos que existe há mais de vinte anos, vinculada à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, a Unale. O Parlamaz congrega 270 deputados estaduais dos nove estados da Amazônia Legal.
O Acre é o terceiro estado a sediar encontros do Parlamaz em 2023. O primeiro foi Rondônia seguido do Pará. O evento desta quarta-feira está sendo organizado pelo presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga (PSDB) junto à Mesa Diretora do parlamento acreano.
A programação será aberta às 10h, pelo presidente da Casa Legislativa. Em seguida, quem falará é a presidente do Parlamento Amazônico, deputada Edna Auzier (PSD/Amapá). Em seguida, os palestrantes: Tiago Sousa Pereira, presidente da Anac; Arthur de Freitas, coordenador geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais; e Assurbanipal Barbary de Mesquita, secretário de Indústria do Acre, farão suas respectivas apresentações.
As reuniões do Parlamento Amazônico são marcadas por assuntos que envolvem diretamente as peculiaridades e desafios de cada estado da Amazônia Legal. No encontro que será realizado na Aleac, vão estar em pauta temas como a aviação comercial, viabilidade do Projeto Multimodal Manta, potencial para alavancar os produtos da Amazônia no mercado internacional e o elo de integração trinacional. Os encontros também servem como espaço para a troca de experiências entre os parlamentares de cada estado participante.