Amazônia será palco de evento sobre sustentabilidade e futuro do planeta

Redação Planeta Amazônia

Entre os dias 26 e 28 de agosto, Manaus irá sediar a Glocal Amazônia, evento que vai abordar os principais temas ligados à sustentabilidade que serão debatidos na região mais importante quando se fala em preservação do meio ambiente e o planeta. A Glocal Amazônia será totalmente gratuita e espera receber cerca de 30 mil pessoas. A agenda de três dias traz diálogos, palestras, oficinas, workshops, cinema, muita arte e cultura, reunindo lideranças globais e representantes locais com vivência e atuação na região.  São nomes de atuação nacional e internacional, possibilitando uma rica troca de experiências, olhares e soluções.

Encerramento do evento vai ser no Teatro Amazonas, em Manaus/foto: Divulgação SEC

O grande desafio – e compromisso – da Glocal Amazônia foca também na Agenda 2030, buscando a participação ativa e o compromisso de diversos grupos da sociedade. O evento será realizado no Palácio da Justiça e o encerramento da Glocal Experiência Amazônia vai ser no Teatro Amazonas, com um grande encontro entre os Bois de Parintins e a Orquestra Filarmônica do Amazonas.

Fico muito feliz em receber aqui no Amazonas um evento como a Glocal Experience, que vai dar lugar de fala para quem mora na Amazônia e que vai transformar Manaus no palco das discussões sobre sustentabilidade. O Brasil e o mundo conhecem a Amazônia pela copa das árvores, mas não conhecem suas verdadeiras raízes. Esse é um momento de reflexão para pensarmos a sustentabilidade sob o ponto de vista do que é prático, do que é real. Entender as dificuldades que temos e começar a planejar o futuro da Amazônia. O Brasil e o mundo precisam entender a importância real que a Amazônia tem nos discursos que são feitos(Wilson Lima, governador do Amazonas)

“A realização da Glocal Experience Amazônia tem entre seus marcos a oportunidade de discutir possibilidades para o futuro de todo o planeta tendo como base as boas práticas, a experiência e a vivência de pessoas que conhecem profundamente a região e que estarão também trocando com lideranças que tem a perspectiva e o conhecimento com um olhar mais macro. É preciso conhecer e compreender os desafios da região, para podermos juntos buscar caminhos e soluções possíveis. Incluindo temas que envolvem cuidar da floresta, atuação responsável em plantio e pesca, a criação e manutenção de empregos dignos, que garantam a economia circular local e que entreguem condições de vida, ações de educação e conscientização, por exemplo”, indica Rodrigo Baggio, head da Glocal.

Para construir a agenda de discussões da Glocal Amazônia, foi criada uma rede de curadoria, focando na diversidade de experiências e especializações. Esse grupo é formado pela equipe da própria  Glocal com apoio e suporte de nomes como:  Robério Braga, advogado e historiador, que foi secretário de Cultura do Amazonas; José Marcelo Zacchi , fundador e dirigente da Associação Casa Fluminense, Instituto Sou da Paz e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; Phelippe Daou, CEO do Grupo Rede Amazônica e idealizador do projeto “Amazônia que eu Quero”; o antropólogo Hermano Vianna; Patricia Ellen, ex- secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, empreendedora e sócia da Systemiq e da Aya Earth Partners e Ilona Szabó, empreendedora cívica brasileira, cientista política e presidente do Instituto Igarapé, o Instituto Alana, uma organização de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças.

Entre os temas abordados na curadoria estão Moda Sustentável, Amazônia Urbana, Saneamento Básico, Segurança, Bioeconomia, Carbono Neutro, Transição Verde, Futuro do Trabalho, além da apresentação de cases de inovação social e negócios de impacto.

“A ideia para a realização da Glocal Amazônia nasceu de uma constatação – e de uma provocação à própria sociedade brasileira – que muitas vezes as discussões sobre sustentabilidade e futuro estão concentradas nas capitais do sudeste. E que muitos que participam dessa pauta não conhecem a realidade do dia a dia de quem efetivamente mora na região amazônica. Convidamos essas pessoas para vir participar de fóruns – mas pouco conhecemos dessa luta cotidiana. Buscamos inverter essa agenda – e nós vamos para a Amazônia aprender como podemos fazer mais”, fala Duda Magalhães, presidente da DreamFactory, empresa que assina a realização de Glocal Experience. A agenda completa da Glocal Amazônia será apresentada ao longo do mês de julho.

A GLOCAL Experience é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, Fundação Rede Amazônica e Dream Factory. O evento tem patrocínio da Águas de Manaus e apoio da ENEVA.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas