Por Redação Planeta Amazônia e Assecom/RB
Arborizar locais urbanos para amenizar a poluição atmosférica, acústica e proteger o solo e a fauna é uma das prioridades da gestão ambiental do município de Rio Branco. Pensando nisso, na manhã desta segunda-feira (6), a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), realizou a plantação de 500 mudas, entre elas ipês (amarelos, brancos e roxos) e buritis, nas redondezas do lago que fica ao lado da Fundação Hospitalar do Estado, no bairro Pedro Roseno.
O prefeito esteve presente na cerimônia e falou sobre a importância da relação da população com o meio ambiente. “Tenho prazer em mostrar quem é o Bocalom na prática e como considero o meio ambiente. Durante a vida inteira eu disse que a relação do ser humano com o meio ambiente deve ser amistosa e respeitosa. O ser humano deve ser amigo do meio ambiente, através da educação. Queremos mostrar para a população que quanto mais o ambiente estiver sadio, melhor para ele, mais saúde e vida. É nesse sentido”, explicou.
A assessora jurídica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ellen Carine, explicou o motivo da escolha do local para a ação de reflorestamento. “Essa ação visa reflorestar as margens do igarapé, ao lado Fundação, tem como finalidade conscientizar a população de que a natureza precisa estar presente cada vez mais no nosso dia a dia. São ações que não devem se resumir apenas a Semana do Meio Ambiente, mas que devem fazer parte do nosso cotidiano”, reforça a assessora.
O presidente do bairro Pedro Roseno, Manoel Alexandre, reforça a eficiência da gestão atual, que busca atender quem mais precisa: a população. “Falando sobre a a administração do prefeito Tião Bocalom, está de parabéns. […] Hoje, nosso bairro está sendo contemplado com esse reflorestamento que acontece nas margens do lago, ao lado do Hospital mais importante de Rio Branco. Então para nós, é muito importante esse reflorestamento que foi possível através da prefeitura por meio da Semeia e o auxílio dos moradores”, enfatiza.