As cores e a arte já tomam conta das ruas de Parintins, no interior do Amazonas

Cassandra Castro

A cidade de Parintins, no interior do Amazonas, já está em contagem regressiva para a 56ª edição do Festival Folclórico que reúne no Bumbódromo, por 3 noites, os bois bumbás Caprichoso e Garantido, num espetáculo que reúne a tradição dos festejos do bumba meu boi, do nordeste, a toda a milenar história dos povos originários da Amazônia.

O clima da festa, que atrai visitantes do Brasil e do mundo já pode ser sentido e visto nas ruas de Parintins. A ilha tupinambarana, como também é conhecida, está mais instagramável do que nunca, e o público local e os turistas que forem acompanhar o festival já podem conferir de perto a explosão de cores e expressões artísticas do projeto Galeria Parintins Cidade Aberta. A iniciativa, que transformou a cidade em um cenário irresistível para os usuários das redes sociais e enaltece as manifestações da cultura parintinense, é promovida pelo Governo do Estado, em parceria com a Coca Cola Brasil.

Talento de artistas parintinenses também ganha as ruas da cidade//fotos:Expedido Calixto e Eduardo Melo

O projeto teve início no ano passado com a pintura de 10 murais e ganhou ainda mais força nesta edição, com a adição de outros 11 novos espaços. Os desenhos e cores harmoniosos em cada dos 21 murais contam histórias e representam a rica identidade cultural e artística de Parintins e de seus artistas.

Além do muralismo, a revitalização também chegou às esculturas em alto relevo em frente ao Bumbódromo e ao letreiro de Parintins. A curadoria é do historiador e antropólogo Diego Omar, que também é professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

“O Galeria Parintins Cidade Aberta é um projeto de democratização do acesso à arte, além de incentivar a geração de emprego e renda à classe artística local que não está diretamente envolvida no movimento dos bumbás”, disse o secretário de Cultura Marcos Apolo Muniz.

Temáticas amazônicas embelezam a cidade e a arena onde é realizado o festival/fotos:Expedido Calixto e Eduardo Melo

O projeto de 2023 retoma novos trabalhos com os artistas parintinenses da dupla Curumiz, Alziney Pereira e Kemerson Farias. No ano passado, eles assinaram o mural “Vitória da Cultura Popular”, que cobre a fachada do Bumbódromo. Neste ano, uma nova obra da dupla ganha as ruas da cidade. Trata-se do mural “Coca Cola Brasil: juntos para refrescar o mundo e fazer a diferença”, que reafirma os laços e o compromisso da empresa com o desenvolvimento econômico do estado, a cultura e o povo amazonense, segundo o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.

“Estamos comprometidos em auxiliar o Amazonas a alcançar um desenvolvimento sustentável, e essa jornada inclui investimentos na cultura. O Festival Folclórico de Parintins desempenha um papel estratégico para o estado e, principalmente, para a comunidade local. Por esse motivo, temos sido patrocinadores oficiais do festival nos últimos 28 anos”, afirma.

Além de exaltar as expressões artísticas dos talentos locais, a Galeria Parintins Cidade Aberta quer despertar o interesse do público em utilizar as redes sociais como ferramenta de propagação da cultura local e das potencialidades do festival. Quem seguir o roteiro das artes e visitar os murais do projeto, pode utilizar as hashtags #parintinsinstagramavel e #galeriaparintins ao compartilhar nas redes sociais. Dessa forma, você contribui para divulgar e compartilhar a rica cultura local, promovendo a valorização dos talentos e expressões artísticas de Parintins. O roteiro de muralismo inclui 11 opções para os visitantes poderem se encantar com as cores e a vibração da cultura da ilha.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas