Redação Planeta Amazônia
Segundo a Consultoria Geral da Mesa Diretora, nos seis primeiros meses do ano, os deputados realizaram 47 sessões ordinárias, onde apreciaram 110 projetos de Lei, 252 indicações, 98 requerimentos, nove moções e cinco propostas de emenda à Constituição, além 28 audiências públicas, 11 sessões solenes e 15 extraordinárias.
Os números do primeiro semestre, na avaliação do presidente Luiz Gonzaga (PSDB), mostram que o Legislativo estadual foi pró-ativo na primeira parte da atual legislatura.
Entre os assuntos tratados pelos parlamentares acreanos no primeiro semestre de 2023, estiveram na berlinda a melhoria nas condições de trafegabilidade da BR-364 e questões como a situação dos Recursos Hídricos do estado.
A Casa Legislativa também sediou a 3ª Reunião Ampliada de deputados e deputadas do Parlamento Amazônico, colegiado que reúne parlamentares dos estados que integram a Amazônia Legal
Somam-se ao desempenho mostrado acima, as dezenas de sessões das Comissões, onde foram analisados todos os projetos levados ao plenário. A segunda parte do ano legislativo começa em agosto e se encerra somente na segunda quinzena de dezembro.
No Acre o recesso parlamentar é apenas de 15 dias, o menor período entre as Assembleias Legislativas do Brasil. Nas demais, as férias do meio do ano são de quatro semanas.