Redação Planeta Amazônia
A Assembleia Legislativa do Acre (Acre) iniciou nesta sexta-feira (24), uma campanha para ajudar as vítimas das enxurradas que atingiram a capital Rio Branco na última quinta-feira, dia (23). Todo o material arrecadado será entregue ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil.
A enxurrada correspondeu a 50% do esperado para este mês, que é de 270,1 milímetros. Todo o Estado do Acre foi gravemente atingido. Em Rio Branco, choveu 172 milímetros nas últimas 14 horas, de acordo com a Defesa Civil.
Além de vários pontos de alagamento, o rompimento de trecho na BR-364 está entre os prejuízos. São cerca de cinco mil famílias de 27 bairros de Rio Branco atingidas. Além disso, pelo menos 15 comunidades rurais da capital foram afetadas.
O presidente do Poder Legislativo, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), disse que o momento é delicado e pede união e solidariedade. Ele explicou que os interessados em participar do ato solidário poderão deixar suas doações no térreo da Aleac. O Poder Legislativo também disponibilizará transporte para quem quiser fazer a doação e não puder se deslocar ao prédio.
“O rio Acre chegou a 15, 80 e ultrapassa a cota de transbordamento, que é de 14 metros. Algumas famílias já começaram a ser removidas. Isso é muito preocupante. Portanto, a partir de hoje, estaremos recebendo doações de água, alimentos, roupas e material de limpeza para ajudar as famílias acreanas”, disse.
Também neste primeiro momento, os deputados estaduais através da Mesa Diretora da Casa, farão a doação de 2 mil fardos de água. “Ainda pela manhã serão doados 12 mil litros de água, o coronel Falcão da Defesa Civil vem pessoalmente recebê-los. Nós iremos concentrar todos os esforços necessários junto ao governo do Estado para amparar nossa população neste momento difícil. Vamos ajudar no que for possível, como sempre fazemos”, disse o primeiro secretário da Aleac, deputado Nicolau Júnior.
A Defesa Civil frisou, ainda, que aqueles que precisarem de ajuda é só acionar o número 193.
Governo declara situação de emergência em Rio Branco
Em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), o governo do Acre publicou na tarde desta sexta-feira, 24, decreto que declara situação de emergência no município de Rio Branco. O documento explica que ao atingir a cota de transbordamento (14 metros) ainda no dia 23 de março, e a subida das águas no nível de 15,98 metros às 9h desta sexta, o governo declarou situação de emergência na capital.
Fica decidido por meio do decreto que a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil vai realizar ações cooperativas com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Além disso, a publicação coloca os órgãos e entidades da Administração Pública do Estado do Acre à disposição para realizar despesas necessárias para instalação e manutenção de abrigos, fornecimento de insumos, suporte logístico e as demais medidas urgentes que devem ser tomadas.
Acre recebe auxílio do governo federal no enfrentamento às enchentes
O governador Gladson Cameli divulgou por meio das redes sociais que já entrou em contato com o governo federal para pedir auxílio em relação aos transtornos causados pelas fortes chuvas na capital , Rio Branco e em outros municípios do estado. De acordo com o chefe do Executivo acreano, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, colocou o ministério à disposição do governo do Acre. Técnicos da pasta serão enviados ao estado para auxiliar a Defesa Civil municipal e estadual.
Vamos unir esforços para amenizar o sofrimento das famílias e levar toda a assistência necessária para quem precisa. Não podemos perder tempo, toda a estrutura de governo está alinhada para prestar suporte e apoio neste momento tão difícil para os acreanos.(Gladson Cameli, governador do Acre)
O governo federal também vai prestar apoio para dar celeridade à homologação de decretos que o governo do Estado possa publicar em referência à situação emergencial.