Conheça sete organizações que ajudam a proteger a Amazônia

Presente em 59% do território brasileiro, a Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta e, por isso, uma das maiores riquezas da humanidade. Apesar de ser rica em recursos naturais, atualmente, ela estampa os noticiários ao redor do mundo graças ao desmatamento e a exploração desenfreada de suas terras e rios causados pela expansão do agronegócio e da mineração

Cerca de 729 mil quilômetros quadrados já foram desmatados na Amazônia. Isso acende um alerta para a preservação e cuidado do bioma. Neste 5 de setembro, Dia da Amazônia, listamos algumas organizações que ajudam no combate à exploração desta área. Escolha a sua favorita e não deixe de apoiar!

1. SOS Amazônia

Rio Amazonas (Foto: Getty Images)

Na década de 1980, grandes áreas de florestas foram substituídas por pastagens na Amazônia. Para protestar contra o desmatamento, professores, estudantes e representantes de movimentos sociais, incluindo o ativista e seringueiro Chico Mendes, criaram a Associação SOS Amazônia, que tem como principal objetivo defender a causa extrativista e proteger a Floresta Amazônica, apoiando as populações tradicionais.

Em um cenário de conflitos por ocupações de terras, a organização se dedicou a expor dados e fotos sobre o desmatamento da região, a fazer denúncias das ameaças sofridas pelos seringueiros, distribuir materiais informativos e a dialogar sobre o tema, visando mobilizar a sociedade e facilitar a compreensão em relação às causas e consequências da destruição.

A SOS Amazônia recebe doações de todos os valores através do site. É possível ajudar fazendo a transferência por cartão, pix, Paypal, boleto e Picpay. Clique aqui para saber mais.

2. Fundação Amazônia Sustentável

A principal finalidade da FAS é dar assistência aos moradores da região (Foto: Getty Images)

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não-governamental sem fins lucrativos criada em 2008 por uma parceria entre o Bradesco e o Governo do Estado do Amazonas.

Com o objetivo de dar assistência aos moradores e oferecer um melhor estilo de vida para as comunidades da Amazônia, a FAS adota como estratégias a atuação nas escalas global, amazônica e local, implementando agendas relacionadas aos eixos temáticos estratégicos: saúde, educação e cidadania, empoderamento, geração de renda, infraestrutura comunitária, conservação ambiental, gestão e transparência, pesquisa, desenvolvimento e inovação; todos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

As principais iniciativas são implementadas por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF), Programa de Educação, Saúde e Cidadania (PES), Programa de Soluções Inovadoras (PSI), Programa de Desenvolvimento Institucional e Parcerias (PDI) e Programa de Gestão e Transparência (PGT). Através do site é possível saber mais sobre a iniciativa e contribuir para os programas da fundação. Clique aqui.

3. Instituto Mamirauá

O instituto abrange pesquisa, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social (Foto: Getty Images)

Criado em 1999, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá desenvolve as suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social, principalmente na região do Médio Solimões, estado do Amazonas.

O instituto tem como principais finalidades a aplicação da ciência, tecnologia e inovação na adoção de estratégias e políticas públicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade. Além disso, abrange também a construção e a consolidação de modelos para o desenvolvimento de pequenas comunidades ribeirinhas por meio de tecnologias socialmente e ambientalmente adequadas. No site é possível conferir mais sobre o instituto, bem como fazer a sua contribuição única ou mensal.

4. Instituto Amazônia Equatorial

O projeto tem foco na região Norte do Brasil (Foto: Getty Images)

O Instituto Amazônia Equatorial (AME) é uma organização que tem como missão promover o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhora da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas da Amazônia. As principais iniciativas são implementadas para criar oportunidades para famílias de baixa renda na região Norte do Brasil.

Atualmente, o AME possui alguns projetos em voga, como o Programa na Trilha da História, que pretende criar um centro turístico comunitário no município de Iranduba (AM), o Programa Morada Amazônica, que propõe casas e miniconjuntos habitacionais com madeiras apreendidas no desmatamento ilegal para quem vive em situação de risco, o Programa Mãe Cunhã, que oferece formação acadêmica-profissional e renda para mães adolescentes em situação de vulnerabilidade, entre outros.

Para ajudar a instituição, é possível escolher pacotes sociais que vão de R$ 29 a R$ 99. Clique aqui para saber mais.

5. Imazon

O instituto faz o trabalho de divulgar mensalmente o Boletim do Desmatamento (SAD) (Foto: Getty Imags)

O Imazon é um instituto de pesquisa aplicada e multidisciplinar com o objetivo de estudar (com ênfase na abordagem empírica) e buscar soluções para os problemas cruciais de uso e conservação dos recursos naturais na Amazônia.

Desde 2008, o instituto divulga mensalmente o Boletim do Desmatamento (SAD), publicação que apresenta dados independentes e transparentes sobre o desmatamento e degradação da Amazônia Legal, utilizando a mais alta tecnologia para orientar mudanças de comportamento que resultem em reduções significativas da destruição das florestas em prol de um desenvolvimento sustentável. É possível saber mais sobre a organização e doar através do Paypal pelo site (clique aqui).

6. Doutores da Amazônia

A ONG faz acompanhamentos in loco e via telemedicina (Foto: Getty Images)

A ONG Doutores da Amazônia tem como princípio transformar o acesso à saúde indígena brasileira oferecendo atendimentos especializados com o uso de equipamentos avançados, respeitando a ancestralidade, suas culturas e valores.

O grupo é formado por uma grande equipe de médicos com diversas especialidades, que com o apoio de empresas privadas, fazem os atendimentos in loco dentro das aldeias. Além destes serviços, a ONG também faz acompanhamentos via telemedicina e contatos diretos com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEIS), e com os Agentes de Saúde Indígena (AIS). Para saber mais e contribuir com a organização, clique aqui.

7. Amigos da Terra

O grupo atua na área socioambiental (Foto: Getty Images)

O Amigos da Terra é uma organização não-governamental sem fins lucrativos com mais de 25 anos de atuação na área socioambiental, que trabalha na promoção de iniciativas sustentáveis que visem o desmatamento zero nos habitats naturais brasileiros, com foco prioritário – mas não exclusivo – na Amazônia.

* Casa Vogue

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas