Redação Planeta Amazônia
O Consórcio Amazônia Legal região formada pelo Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins teve seu novo presidente anunciado nessa segunda-feira, 19. O eleito por unanimidade foi o governador do estado do Pará, Helder Barbalho.
O posto de Barbalho antes era ocupado pelo governador do Amapá, Waldez Góes. O atual presidente eleito ficará no cargo durante o ano de 2023. Para
“Me sinto muito honrado e feliz por ter sido eleito, por unanimidade, pelos Estados amazônicos, como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Agradeço a todos os Governadores”, escreveu Helder Barbalho em seu perfil do Twitter.
O Consórcio Amazônia Legal tem o objetivo de fortalecer a região Amazônica, sendo ele referência nacional e internacional em investimentos que visem o desenvolvimento da região. Foi criado em abril de 2019 a partir de uma iniciativa tomada pelos governadores dos 9 Estados que o formam. Eles ocupam 59% do território brasileiro com uma população de mais de 29,3 milhões de pessoas. A missão é acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais e sua visão de futuro é ser referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030.
Helder, ainda na Assembleia, colocou que, à frente do consórcio, terá o objetivo de fortalecer a região amazônica como uma “solução” não só para o clima, mas para todas as questões sociais. Ressaltou ainda que irá “construir pontes” entre os Estados da Amazônia Legal e o Governo Federal.