Curso de Livro Artesanal é ferramenta de resgate da cultura local na região de Soure, Pará

Redação Planeta Amazônia

Um encontro de gerações e uma oportunidade de resgate e valorização da cultural local. Assim foi o Curso de Livro Artesanal realizado na comunidade pesqueira de Soure, no Pará, no primeiro semestre de 2023. O curso é promovido pela Associação Vaga Lume e contou com a participação de 22 pessoas de três comunidades da região, além de cinco voluntários da equipe local de Soure que conseguiram proporcionar uma integração ainda mais efetiva entre os alunos. Ao todo, aproximadamente 100 pessoas da região participaram das atividades relacionadas ao curso.

Curso usou como matéria-prima, a vivência e a cultura locais/foto: Divulgação

Realizado em três etapas, o curso deu a chance para todos os participantes contribuírem com suas vivências pessoais. Na primeira fase, ocorreram atividades de integração, combinados e revisão dos princípios da mediação de leitura. Ocorreu ainda uma roda de histórias com os contadores Dona Izabel, Seu Catita, Seu Teófilo e Seu Vazinho, enriquecendo o repertório cultural dos participantes.

Na segunda etapa, os participantes tiveram a oportunidade de construir mandalas utilizando elementos da natureza, representando sua individualidade e as relações com o grupo. Em seguida, eles deram início à construção da primeira versão da história escrita.

A Noite Cultural foi um dos momentos mais especiais, resgatando tradições com a apresentação do boizinho liderada pelo adolescente Alexandre e o grupo de Folia de Reis, com a participação das lideranças da comunidade Pesqueiro. O evento foi dedicado à comunidade e envolveu crianças, pais e demais membros, criando um ambiente de celebração e valorização das tradições.

Crianças também participaram de atividades culturais durante o curso/foto: divulgação

Na terceira fase do curso, os participantes concluíram o texto, deram início à confecção do boneco do livro e às ilustrações, além de começarem a construção definitiva do livro. Já no último dia de curso, houve o fechamento do livro, uma avaliação coletiva da formação, uma festa de encerramento e uma leitura dos livros para os contadores de histórias.

A experiência dos participantes foi bastante positiva. Segundo eles, o curso proporcionou aprendizado sobre a confecção de livros artesanais, valorizando o talento de cada pessoa de forma justa. Além disso, os participantes ressaltaram a importância de preservar a cultura local, transmitindo-a para as crianças e garantindo que não seja perdida ao longo do tempo.

“A Associação Vaga Lume, por meio desse curso, reforça seu compromisso com a promoção da cultura local e o estímulo à leitura. Através de iniciativas como essa, busca-se valorizar as tradições e histórias das comunidades, possibilitando a conexão entre gerações e o fortalecimento da identidade cultural” explica a coordenadora Cultura Local da Vaga Lume, Priscila Fonseca.

Sobre a Vaga Lume

Criada há 21 anos, a Vaga Lume está presente em 22 municípios da Amazônia Legal, com 163 mil livros doados, 89 bibliotecas comunitárias e 5 mil mediadores de leitura formados. O seu propósito é empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias, promovendo intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade para ajudar a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades. No último ano, a Vaga Lume foi eleita a melhor ONG de Educação do Brasil pelo Instituto Doar e vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura – ambos pela segunda vez. Foi também contemplada pelo novo prêmio United Earth Amazônia, na categoria ESG, da sigla em inglês Environmental, Social, and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança).

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas