Desafios do Turismo e da Cultura serão debatidos com a população do Bico do Papagaio, no Tocantins

Redação Planeta Amazônia

Moradores da região do Bico do Papagaio, área de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica situada no extremo-norte do Tocantins, terão a oportunidade de indicar ao Governo do Tocantins quais são as políticas públicas prioritárias para os setores do Turismo e da Cultura, para execução nos próximos anos. A primeira etapa da consulta pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2024-2027) será realizada nesta sexta, 14, das 8 às 18 horas, na Escola de Tempo Integral de Araguatins.

Durante a audiência pública, as equipes do Turismo e da Cultura irão apresentar os desafios das pastas, atendendo a demanda da população com orientações sobre as atividades e planejamento para a região Norte e o Estado, além de também  receber sugestões e sanar dúvidas. As duas secretarias integram o mesmo eixo temático, de “Desenvolvimento produtivo, economia criativa, emprego e renda”, porém com desafios distintos.  

A gerente de Planejamento do Turismo, Mayra Sampaio, e a analista Leila Suely Reis, irão apresentar aos participantes os principais desafios da Pasta, que envolvem o apoio às temporadas de praia, a promoção de melhorias na infraestrutura turística, o incentivo ao turismo sustentável, a promoção do ordenamento e a divulgação das potencialidades do Estado.

A proteção da diversidade das expressões culturais é uma das propostas da Secult/foto: Emerson Silva


Os desafios da Cultura, de acordo com a gerente de Planejamento da Pasta, Elaine Costa, envolvem a capacitação de agentes e gestores culturais, a maior participação no desenvolvimento socioeconômico sustentável, o aumento do investimento em cultura e aperfeiçoamento dos mecanismos de fomento (leis Rouanet, Aldir Blanc e Paulo Gustavo), a proteção da diversidade das expressões culturais, a oferta de equipamentos culturais, a promoção da criação e difusão de bens culturais.

Para o secretário de Turismo, Hercy Ayres Filho, que estará presente na abertura do evento, levar as ações previstas pelo Governo do Estado para a discussão pública reflete o caráter municipalista do governador Wanderlei Barbosa. “Com as consultas públicas, temos a oportunidade de apresentar previamente aos gestores municipais e a população em geral o que a gestão pública irá fazer nos próximos anos e ouvir suas necessidades e opiniões sobre as ações que consideram prioritárias”, ressalta.

Segundo o secretário de Cultura, Tião Pinheiro, é muito importante a elaboração do PPA com a participação de todas as secretarias estaduais e equipes e também da população. “Há um tempo atrás, como jornalista, tive oportunidade de participar da elaboração de um PPA e foi enriquecedor, pois assisti a população dizer o que queria. As pessoas participarem ativamente deste processo é valioso, pois o Governo ouve da sociedade o que ela de fato deseja”, considera.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas