Dia da Amazônia: audiência pública e sessão solene abordam o bioma nesta segunda-feira, na Câmara dos Deputados

Redação Planeta Amazônia

Dois eventos na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (4) vão abordar questões fundamentais para a conservação do bioma amazônico – que ocupa 49% do território brasileiro e abriga cerca de 38 milhões de habitantes, como os extrativistas, ribeirinhos, indígenas, quilombolas e outros povos e comunidades tradicionais. A programação é alusiva ao Dia da Amazônia, celebrado em 05/09. 

A partir das 10h, a audiência pública “Relações trabalhistas relacionadas à sociobioeconomia”, realizada pela Comissão de Trabalho da Câmara e pelo mandato do deputado federal Airton Faleiro (PT-PA), pretende discutir a relação justa nas relações de trabalho nas cadeias dos produtos da sociobiodiversidade amazônica.   

Já às 15h, a sessão solene “Dia da Amazônia – 35 anos de legado de Chico Mendes: avanços e desafios para a luta dos territórios tradicionais de uso comum na Amazônia em vista da COP-30” vai relembrar a vida e a luta do extrativista acreano conhecido internacionalmente pela defesa da floresta amazônica. E também vai apresentar as perspectivas atuais dos povos da floresta para a Conferência das Partes (COP) das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a ser realizada em Belém, em 2025. 

Semana da Sociobiodiversidade


A programação integra a Semana da Sociobiodiversidade, que ocorre em Brasília com mais de 230 extrativistas da Amazônia, desde o último dia 31 de agosto, em Brasília. A programação segue até a próxima quarta-feira (6), na sede da Contag. O evento é uma grande mobilização nacional em defesa das atividades extrativistas de povos indígenas e comunidades tradicionais, e reúne coletivos das cadeias da borracha, do pirarucu e da castanha-da-amazônia.

O objetivo é pensar soluções que conciliam o desenvolvimento econômico com a conservação da biodiversidade, reconhecendo a importância fundamental dos conhecimentos e modo de vida dos povos indígenas e tradicionais, além da interdependência entre a conservação dos ecossistemas, a equidade social e a responsabilidade ambiental.  

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas