Dia da Amazônia: comemoração acontece em meio à temporada de queimadas

A Floresta Amazônica é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta. Com sete milhões de quilômetros quadrados, tem o desenvolvimento sustentável do bioma, mas neste mês de setembro inicia com marcas históricas de queimadas e desmatamento.

A Amazônia brasileira registrou em apenas três dias de setembro um total de 8.740 focos de incêndio medidos pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). De fato, é um dia para refletir sobre essa importante área do planeta.

A Amazônia é fonte de biodiversidade da fauna brasileira, com cerca de 400 mamíferos e 1.300 aves em toda a região. Além disso, possuem cerca de 40 mil espécies de plantas diferentes, e os rios amazônicos constituem a maior bacia hidrográfica do planeta.

O dia 5 de setembro foi escolhido em homenagem ao Príncipe Dom Pedro II, que em 1850, decretou a criação da província do Amazonas (atual estado do Amazonas). A data foi instituída no dia 19 de dezembro de 2007, após aprovação do projeto de Lei nº 11.621.

Um dos problemas que Amazônia sofre constantemente é o desmatamento. Com o avanço da soja e pecuária, além da extração ilegal de madeira, milhões de metros quadrados já foram desmatados para realização dessas atividades.

Segundo dados do IPAM (Índice de Pesquisa Ambiental na Amazônia), o desmatamento na região registrou recorde em 2022, acumulando de janeiro a junho, cerca de 3.988 km². Apesar das atividades de soja e pecuária serem importantes, esse desmatamento pode ser maléfico para as condições climáticas, pois a Amazônia é peça fundamental desse controle.

A Amazônia corresponde a 49,29% do território brasileiro e compõe ao todo nove estados do país: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e do Mato Grosso. É o maior bioma brasileiro e maior bacia hidrográfica do mundo. De acordo com o Greenpeace, a cada minuto, uma área equivalente a dois campos de futebol é desmatada na Amazônia.

*Com informações de Exame

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas