Redação Planeta Amazônia
A programação alusiva ao Dia da Amazônia promovida pela prefeitura de Rio Branco foi realizada nessa terça-feira, 5, no parque Chico Mendes. O objetivo principal é alertar a população a respeito da destruição da floresta e de como podemos ter desenvolvimento sem que seja necessária a destruição dessa importante fonte de biodiversidade.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) desenvolveu uma série de atividades educativas e de lazer como: Biblioteca Itinerante, jogos ambientais, Cápsula da Consciência, desenhos, pinturas, exposições, trilha da vida, teatro de bonecos e intervenções artísticas.
O diferencial na programação deste ano foi a construção do Túnel do Saber, ferramenta educativa que objetiva proporcionar uma experiência sensorial aos visitantes, a fim de sensibilizar para a urgência no cuidado com os ambientes naturais, totalmente dependentes, do seu bom funcionamento e equilíbrio.
O Túnel é composto por três ambientes que exemplificam o processo de transformação dos ambientes naturais e de como as escolhas feitas pela sociedade têm promovido transformações num contexto nada favorável para a humanidade.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, disse que esse ano a programação será diferente e que ocorrerão atividades durante todo mês de setembro.
“Cinco de setembro é um dia muito especial para a humanidade e nós estamos premiando a população de Rio Branco e visitantes para um mês diferente de todos os outros. Estamos comemorando um percentual de 60% a menos de queimadas, com relação ao ano passado. Esse ano de 2023 nós estamos com atividade aqui o mês todo.”
A superintendente do Ibama no Acre, Melissa Machado, participou do evento. Ela ressaltou a importância do desenvolvimento econômico sem a destruição da floresta e finalizou dizendo que preservar a Amazônia é responsabilidade de todos.
“É responsabilidade de cada um de nós, não só de instituições públicas, mas das empresas privadas, das indústrias, do comércio, e dos cidadãos em geral cuidar da nossa querida Amazônia.”
O prefeito Tião Bocalom, disse que para cuidar do meio ambiente a educação é muito mais eficaz do que a repressão. Para o prefeito, ações concretas são necessárias e é isso que a prefeitura está fazendo. O resultado da redução nas queimadas este ano, segundo ele, é fruto de um trabalho desenvolvido o ano todo como a limpeza nas ruas. Para o gestor, o grande beneficiado nesse processo todo tem que ser o ser humano.
“A Amazônia preservada, o meio ambiente preservado é o ser humano preservado. Nós precisamos entender que acima de qualquer coisa nós temos o ser humano que precisa ser o grande beneficiário do trabalho quando é bem feito com a questão ambiental”, finalizou.