Dois mil artesãos do Pará são beneficiados com apoio técnico e capacitações em 2023 

Redação Planeta Amazônia

Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e a economia solidária, o Governo do Pará desenvolveu, ao longo do ano, diversas ações por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, que encerra o ano de 2023 com saldos positivos.

A Secretaria realiza uma série de palestras e oficinas com noções básicas sobre precificação, atendimento ao cliente, gestão de negócios e vitrinismo, com o intuito de assessorar e prestar capacitação a empreendedores e microempreendedores paraenses. Ao longo de 2023, foram promovidas 920 oficinas. 

Para oportunizar a comercialização de produtos artesanais, a Seaster incentivou e apoiou a participação de artesãos em seis feiras de artesanato regionais e três feiras nacionais, além de emitir e entregar 1.070  carteiras do artesão para profissionais do segmento. Cerca de 3 mil artesãos foram atendidos pela Secretaria. 

Artesãos tiveram apoio e espaço para exibir e comercializar seus produtos/foto: Marcos Santos_ Ag. Pará

“As ações desenvolvidas pela Seaster voltadas ao artesão são algo novo na minha vida. Participar das feiras me trouxe novos conhecimentos. Aprendi como comercializar os produtos artesanais e como divulgar o meu trabalho. Com a oportunidade de participar de uma feira nacional em Brasília ganhei novos horizontes. Quando se participa de um evento grande como esse, o nosso trabalho ganha novos olhares. É tudo muito válido”, comenta com entusiasmo o artesão do município de Curralinho, Valdir Borges.

“Sinto-me agraciado em poder ser atendido pelo Governo do Estado participando de feiras de artesanato. Os intercâmbios que temos feito com outros empreendedores, fazem com que nossos produtos sejam valorizados e levem um pouco da cultura do nosso Pará. O apoio que tivemos da secretaria neste ano foi de grande valia, fica aqui o nosso agradecimento”, comentou Alexandre Alfaia, que é artesão no Distrito de Icoaraci.

Beleza e cultura paraense estão presentes no artesanato/foto: Bruno Cecim_ Agência Pará

No Pará, a Seaster avalia, monitora, assessora e fornece apoio técnico a artesãos e empreendedores paraenses. De acordo com Daniel Santos, diretor de Qualificação Profissional, Empreendedorismo e Economia Solidária da Seaster, o governo do Pará desenvolve ações e atende um número expressivo de municípios paraenses, até mesmo das regiões mais distantes. “Desenvolvemos várias ações entre cursos, oficinas, palestras e cadastros, todas voltadas para incentivar e qualificar o empreendedorismo e artesanato paraense. Este ano de 2023 conseguimos atender 11 regiões, incluindo Baixo Amazonas e Xingu”.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas