Da redação do Planeta Amazônia
Nos períodos de seca no sul da Amazônia, um tapete verde, formado por plantas aquáticas, encobre as águas escuras do rio Croa. Esse espetáculo da natureza ocorre a 22 quilômetros de Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre. Mais de 70 famílias moram e desfrutam das riquezas da flora e fauna do lugar que passou a ser uma atração turística do estado.
Agora, além das belezas naturais, os moradores e visitantes também vão poder se conectar com o mundo por meio da internet. O governo do Acre garantiu o suporte para que sete quilômetros de fibra óptica chegassem até a casa dos moradores. Uma empresa privada é a responsável pelo fornecimento do sinal.
“Essa foi uma parceria público-privada muito positiva. Para a comunidade, o acesso a internet representa inclusão digital e mais cidadania. O principal benefício, sem dúvida, será a agregação de valor nas possibilidades de geração de emprego e renda, já que o turismo é muito forte aqui”, afirmou Assurbanipal Mesquita, secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict/AC).
O governo acreano também assegurou a instalação de nove pontos com internet Wi-Fi gratuita aos visitantes e moradores. Os roteadores foram colocados em escolas, igrejas, restaurantes e no porto do Rio Croa.
Deitada numa rede e com o celular nas mãos, dona Maria Oliveira, já se adaptou aos novos tempos. Se atualiza das informações e conversa com familiares que moram na cidade.
“Nunca imaginei que a internet chegaria aqui e, na verdade, nem sonhava com isso. Mas agora, tá uma maravilha. Meus filhos já conseguem pesquisar na internet os trabalhos da escola”. Conta alegre a moradora do Croa.
Emile Melo, mora na comunidade e diz que vai aproveitar a tecnologia para apresentar o lugar onde vive para o mundo.
“Vou poder usar o WhatsApp e criar perfis nas redes sociais para colocar fotos, divulgar o barco e as belezas do Croa. Com certeza, vai ajudar muito a melhorar nossa renda”, finaliza.