Redação Planeta Amazônia
A chegada da estação chuvosa em Roraima é um momento importante para a região, pois marca o afastamento da seca e traz consigo a promessa de uma safra abundante em 2024. Esse período de chuvas é essencial para a agricultura local, principalmente para os produtores de grãos como milho, soja, arroz e feijão.
“Com as chuvas regulares e o clima mais favorável, os agricultores têm a oportunidade de plantar e colher suas safras com maior segurança e eficiência. Isso não apenas garante o sustento das famílias que dependem da agricultura, pois também contribui significativamente para a segurança alimentar e a sustentabilidade da região”, afirmou o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Marcio Grangeiro.
Segundo relatório levantado pela Seadi, de um total de 200 propriedades produtoras de soja pesquisadas, 139 manifestaram suas projeções positivas para a área a ser cultivada na safra de 2024, enquanto as demais mantiveram a área inalterada para intenção de plantio.
A perspectiva de expansão na área plantada de soja, sugere não somente o grande potencial da cultura no Estado, como também o fortalecimento do agronegócio e da economia regional.
“A chegada do inverno em Roraima não representa apenas o fim da seca, mas também abre caminho para uma temporada de colheita promissora e gratificante. É um momento de celebração para toda a comunidade, que permite a importância vital da agricultura na promoção do bem-estar e da prosperidade de suas famílias e da região como um todo”, reforçou a produtora Lúcia Costa.
A produção agrícola do Estado desempenha um papel fundamental no fornecimento de alimentos para a população local e além, ajudando a suprir a demanda por grãos no mercado nacional e internacional. Além disso, a safra abundante de 2024 é motivo de orgulho para os agricultores, que trabalham arduamente para garantir o sucesso de suas plantações.
Calendário Agrícola
Como forma de orientar e facilitar o planejamento produtivo em Roraima, a Seadi desenvolveu o calendário agrícola, sendo uma ferramenta de extrema importância para os produtores rurais. Dessa forma, o calendário permite que os produtores planejem suas atividades ao longo do ano, desde o início até a colheita, levando em consideração os ciclos de crescimento das culturas e as condições climáticas ideais para cada etapa regional.
Com base no calendário agrícola, os agricultores podem otimizar o uso de recursos como mão de obra, sementes, fertilizantes e equipamentos, distribuindo-os de forma eficiente ao longo do ano de acordo com as necessidades de cada cultura e estágio de crescimento.
“Seguir adequadamente o calendário agrícola ajuda os produtores a maximizar sua produtividade, garantindo que as atividades sejam realizadas no momento certo para obter os melhores resultados possíveis em termos de rendimento das culturas. Assim, o calendário agrícola permite que os agricultores programem suas atividades, identificando e gerenciando os riscos associados à produção”, concluiu o coordenador-técnico na Seadi, Marcelo Hentges.