Governo do Tocantins firma compromisso com estados do Consórcio do Brasil Central para cumprir Agenda 2030 da ONU

Redação Planeta Amazônia

O Governo do Tocantins participou nessa terça-feira, 23, do Fórum do Consórcio dos Estados do Brasil Central (Consórcio BrC), em Brasília/DF, para o encaminhamento de pautas na área de desenvolvimento socioambiental e segurança pública.

O governador Wanderlei Barbosa participou do encontro que, dentre outros resultados, firmou um protocolo de ações para que o consórcio BrC trabalhe em conjunto para atingir as metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs). 

Entre as ações previstas estão iniciativas de engajamento dos servidores públicos e mecanismos de acesso a financiamento internacional para projetos. O governador Wanderlei Barbosa afirmou que a Agenda 2030 é essencial para o desenvolvimento do estado. “Diversos projetos aos quais o Tocantins pode ter acesso com institutos nacionais e internacionais exigem que o Estado tenha iniciativas relevantes dentro dos critérios dos ODSs. Na nossa agenda dessa terça-feira, 23, por exemplo, também estivemos no BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento], e importantes financiamentos estão disponíveis se estivermos cumprindo a Agenda 2030”, pontuou.

O Governador do Tocantins se referiu a uma reunião ocorrida no período da manhã, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apresentar projetos do Estado, sendo o envolvimento com os ODSs um fator indispensável para o acesso aos financiamentos. Na ocasião, projetos na área de desenvolvimento do ambiente de negócios para estimular atividade econômica e na área de agricultura familiar foram apresentados como setores de grande interesse do BID. 

No encontro foi firmado um protocolo de ações para que o consórcio BrC trabalhe em conjunto para atingir as metas da Agenda 2030 da ONU/foto:Vinícius Santa Rosa_Governo do Tocantins

Além do governador Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado da Fazenda do Tocantins, Júlio Edstron, também participaram do encontro na Capital federal o governador do estado de Goiás e presidente do Consórcio BrC, Ronaldo Caiado; o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes; a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; e o vice-governador do Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa.

Segurança Pública

Os estados também conquistaram um importante avanço para a segurança pública, com o lançamento de uma linha de crédito para a área, em parceria com o Banco de Brasília (BRB), que disponibiliza recursos com facilidades de acesso voltados para a modernização dos equipamentos utilizados pelas instituições de segurança. 

Ainda nesta área, o Consórcio BrC abriu oportunidade para o reconhecimento de servidores públicos, por meio do Prêmio de Melhores Práticas de Segurança Pública do Consórcio Brasil Central 2024. O prêmio visa reconhecer iniciativas públicas que se destacam na promoção da segurança e do bem-estar das comunidades na região do Brasil Central. Servidores vinculados à administração pública direta e indireta podem inscrever projetos.

Gestão tributária

Na programação voltada aos estados, também foi realizada a reunião do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Consefaz). O secretário da Fazenda do Tocantins, Júlio Edstron, que representa o Estado no Conselho, participou dos debates que buscam aprimorar o sistema tributário e o fortalecimento da economia regional. A principal resolução foi a apresentação de uma minuta dos projetos de lei regulamentadores da reforma tributária.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas