Redação Planeta Amazônia
A maior feira agrotecnológica da região Norte do país chega à sua 23ª edição como um evento Carbono Neutro. A feira foi lançada na manhã dessa quinta, 04, pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. O evento será realizado de 16 a 20 de maio no Parque Agrotecnológico de Palmas e terá como tema “ Compliance no Agro”. A feira promete inovar ao estimular a produção em conformidade com as normas que regulamentam o setor, visando uma produção agropecuária cada vez mais sustentável. Dentro deste contexto, a feira será pela primeira vez Carbono Neutro, ou seja, todas as emissões de gases de efeito estufa emitidos durante o evento serão neutralizados com o plantio de árvores.
Durante o lançamento da feira, o governador Wanderlei Barbosa afirmou que o Tocantins, este ano foi o estado onde o agronegócio mais cresceu, proporcionalmente, e que este crescimento precisa estar aliado ao equilíbrio ambiental “Nós queremos o crescimento econômico, mas não admitiremos o desmatamento ilegal, a destruição das nossas matas ciliares e das nossas nascentes que precisam estar recuperadas e preservadas”, disse.
Para fazer a neutralização, a Semarh irá calcular a quantidade de gases emitidos, desde a montagem da estrutura, passando pela quantidade de animais expostos, circulação de veículos e pessoas, e este resultado será revertido no plantio de árvores suficientes para zerar as emissões. A restauração florestal é a melhor solução disponível atualmente contra as mudanças climáticas
“A Agrotins Carbono Neutro é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e por determinação do governador Wanderlei Barbosa, nós iremos neutralizar as emissões de gases destacando o compromisso do governo com a política ambiental do Estado”, reiterou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.
Marcello Lelis acrescentou ainda que este ano, as duas secretarias, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a da Agricultura e Pecuária (Seagro) estarão dividindo o mesmo espaço dentro da Agrotins, demonstrando a importância do setor produtivo caminhar em harmonia com o meio ambiente. “Há uma determinação do governador, e nós entendemos que o único caminho para obtermos uma política ambiental de sucesso e um agronegócio fortalecido com produtos aptos a ganhar o mercado internacional é a agricultura e o meio ambiente caminharem juntos”, reiterou Lelis.
O secretário adiantou ainda, que a Semarh em parceria com a Seagro estão trabalhando na montagem de um espaço totalmente sustentável onde os visitantes e expositores da feira poderão obter mais informações sobre o Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) que vem sendo desenvolvido pelo estado. “A ideia é levar informações aos expositores e produtores para que possam conhecer mais sobre o programa de baixas emissões e a importância de uma produção mais sustentável que respeita o meio ambiente”, frisou.