Festival que aproxima ciência da sociedade é realizado em Tefé (AM)

Redação Planeta Amazônia

O maior evento de divulgação científica do mundo chega à sua segunda edição na cidade de Tefé, no interior do Amazonas. O Pint of Science que visa popularizar a ciência ao público em espaços democráticos, como bares e restaurantes. Este ano, o Vegas Bar e Petiscaria irá sediar os três dias de programação do festival que é totalmente gratuito e os participantes só pagarão o que consumirem no local. As atividades iniciam no dia 22 de maio e se estendem até dia 24 do mesmo mês, sempre a partir das 19 horas. A importância da formação de professores indígenas, economia da floresta e reciclagem de lixo são alguns dos vários temas que serão abordados no festival.

Um dos apoiadores do evento é o Instituto Mamirauá, instituição de pesquisa que atua na Amazônia brasileira, promovendo a ciência sobre biodiversidade, manejo e conservação dos recursos naturais da Amazônia de forma participativa e sustentável. A Prefeitura Municipal de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação também está no apoio do festival.

Programação

 A veterinária do Instituto Mamirauá, Louise Maranhão, abrirá a noite da segunda-feira ministrando uma conversa sobre “Qual o problema de ter cães e gatos nas ruas da cidade?”. Em seguida, Denisvaldo Carvalho, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conservação (SEMMAC), conduzirá uma palestra sobre o gerenciamento, destinação e reciclagem de resíduos em Tefé. Para o segundo dia, Milena Barbosa, que faz parte do Programa de Iniciação Científica do Instituto Mamirauá, abre a noite com o tema sobre a qualidade da água que abastece as cidades do interior do Amazonas. O efeito da urbanização em igarapés será a abordagem conduzida pela Jomara Oliveira, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Fechando o último dia do Pint of Science, a programação conta com a presença da professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Romy Guimarães, que irá palestrar sobre a importância da formação de professores indígenas. Logo em seguida, Viviane Marcos, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), aborda a temática da economia da floresta e Daniel Secha, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (SECTI), finaliza a noite falando sobre os desafios e resultados do órgão que compõe a administração pública.

Esta é a segunda edição a ser realizada em Tefé, no interior do Amazonas/foto: Miguel Monteiro

Um brinde à ciência!

 Em 2012, o Dr. Michael Motskin e o Dr. Praveen Paul, dois neurocientistas do Imperial College London, no Reino Unido, começaram e organizaram um evento chamado ‘Meet the Researchers’. A ideia era convidar pessoas afetadas por Parkinson, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas para conhecer o laboratório em que eles trabalhavam e mostrar a estas pessoas o tipo de pesquisa que estavam sendo realizadas. Foi uma inspiração para visitantes e pesquisadores. Eles pensaram que se as pessoas querem ir aos laboratórios para encontrar cientistas, por que não levar os cientistas para as pessoas? E assim nasceu o  Pint of Science. Em maio de 2013, eles realizaram o primeiro festival Pint of Science em apenas três cidades do Reino Unido. Rapidamente, o evento se expandiu para todo o mundo. Já no Brasil, o Pint of Science chegou em 2015 e, desde então, acontece anualmente em diversas cidades. O festival de 2023 contará com a participação de 123 cidades em todo o país, incluindo 20 capitais estaduais e o Distrito Federal. Este ano, o festival ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de maio, juntamente com outros 25 países, totalizando quase 400 cidades em todo o mundo.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas