Fim de semana foi de ações voltadas para a mitigação de impactos da cheia em Rio Branco

Redação Planeta Amazônia

A Prefeitura de Rio Branco realizou ações no último sábado, voltadas para beneficiar a população atingida pela cheia do rio Acre. Equipes do município iniciaram o processo de cadastro de famílias que foram afetadas e que devem ser beneficiadas pela municipalidade com sacolões de alimentos. kits de limpeza e kits de higiene pessoal. É uma verdadeira força tarefa com o envolvimento de voluntários de todas as secretarias.

Famílias cadastradas irão receber sacolões de alimentos. kits de limpeza e kits de higiene pessoal/foto: Assecom

Em princípio, o objetivo com o cadastro, é não causar tumulto no momento das entregas dos donativos e também beneficiar somente quem mais precisa nesse momento de tragédia pós alagação, como explica o coordenador municipal de Defesa Civil Municipal, Tenente Coronel Cláudio Falcão.

“A partir de agora nós temos uma equipe bastante grande na rua, da prefeitura, fazendo o cadastramento. As pessoas serão cadastradas nas suas casas. A partir do momento que elas forem cadastradas, essa pessoa que se cadastrou, ela própria irá retirar seu donativo, não pode terceirizar. Não podemos entregar nenhum suprimento para a pessoa que está de posse de uma ficha que não é sua. Estaremos cadastrando a partir de hoje, mas será todos os dias também simultaneamente com as entregas”.

De casa em casa, as equipes de voluntários da Prefeitura de Rio Branco, percorrem os primeiros bairros onde a água já recuou e as famílias já começam a voltar para os seus lares. Um desses bairros é o Cidade Nova, na região do segundo distrito da capital.

O prefeito de Rio Branco informou que “graças a Deus” a sua gestão se preparou para momentos difíceis como esse de tragédia da alagação, e que o seu governo, por ter economizado, não precisou, nesse primeiro momento, de ajuda externa para socorrer de imediato, os munícipes.

“Infelizmente, mais uma vez, Rio Branco sofre com as águas. É a terceira grande alagação que Rio Branco tem dentro da nossa gestão, mas também é a terceira vez que a nossa Prefeitura não fica parada. É a terceira vez que a nossa Prefeitura assume de vez o problema para ela, que é o problema das alagações que, infelizmente, a gente tem de vez em quando. E o que nós queremos é diminuir o sofrimento da nossa população. É só isso que a gente quer”, enfatizou Bocalom.

Limpeza em megamutirão

Também no sábado, um mutirão de limpeza realizado pela Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade ( SMCCI) retirou lama, entulho e outros materiais das ruas de bairros atingidos pela cheia do rio Acre.  O rio segue registrando diminuição no nível das águas.

“O prefeito determinou a prioridade total no atendimento às vítimas da alagação. E agora nessa fase também, agora é fazer a limpeza dos locais onde as águas começaram a baixar. Estamos monitorando todos os bairros que foram atingidos. São mais de 600 pessoas, equipamentos, enfim, a quantidade que for necessária a prefeitura tem para disponibilizar para a população”, informou Joabe Lira, secretário da SMCCI.

Os trabalhos da secretaria estão concentrados em vários bairros. Uma das áreas mais afetadas pela enchente foi a região da baixada da Sobral. No Aeroporto Velho, as equipes estão empenhadas na limpeza e a determinação da gestão é deixar tudo limpo, antes dos moradores voltarem para casa.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas