Redação planeta Amazônia
O ano começou e as oportunidades também. A Embaixada do Japão no Brasil anunciou a abertura de inscrições para o programa de bolsas de estudos para brasileiros em universidades japonesas. As inscrições do Processo de Seleção 2023 ficarão abertas até às 15h do dia 16 de fevereiro, de forma gratuita.
A bolsa ofertada é no valor de R$ 5.560 e tem duração de 1 ano e seis meses, iniciando em outubro de 2023, podendo se inscrever apenas residentes do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. As inscrições devem ser feitas junto ao Consulado Geral do Japão, em Manaus, cuja jurisdição cobre estes estados da região norte.
Além de poder ter uma experiência em outro país, o educador será contemplado com um curso de língua japonesa nos primeiros seis meses de participação. Saiba quais documentos são necessários para participar acessando aqui o edital .
O programa visa selecionar profissionais para realizar pesquisa, em universidades japonesas, nas áreas relacionadas à educação, e aplicá-las em suas escolas no Brasil. A oportunidade contempla professores, gestores, orientadores pedagógicos e assistentes educacionais que tenham ao menos cinco anos de experiência nas redes de ensino estadual, municipal ou particular. Outro critério é que os candidatos sejam fluentes na língua inglesa e tenham conhecimento básico da língua japonesa.
A assessora cultural do Consulado-Geral do Japão em Manaus, Erika Yukari, destacou os principais ganhos que um educador do Amazonas pode obter com a experiência de estudar no Japão.
“O bolsista irá adquirir os conhecimentos da educação japonesa, podendo analisar, presencialmente, como que o sistema educacional funciona na escola do Japão. A contribuição maior será direcionada para as escolas bilíngues português-japonês, seja ela pública ou privada, visto que o bolsista poderá implementar uma melhoria no ensino da língua japonesa e dos valores da cultura japonesa”, apontou Erika. Os profissionais da educação que desejam participar devem fornecer documentação completa no ato da inscrição, levar os documentos até o Consulado Japonês ou enviar via Correios. Os documentos devem chegar ao consulado-geral até o último dia da inscrição (16/02/2023). As que chegarem após essa data serão desconsideradas