Inpa realiza Semana do Meio Ambiente com atividades de educação ambiental e divulgação científica

Redação Planeta Amazônia

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia ( Inpa/MCTI) vai realizar a “ Semana do Meio Ambiente no Inpa”, com uma programação completa com lives, exposições, oficinas, palestras, visitas guiadas, sorteios e demais atividades de educação ambiental. O evento será de 5 a 9 de junho, no Bosque da Ciência, na zona sul de Manaus. A entrada é gratuita mediante agendamento no site.

Durante os quatro dias de programação, os visitantes terão a oportunidade de explorar os espaços do Bosque da Ciência, conhecer a fauna livre e alguns programas de pesquisas realizadas no Inpa. A coordenadora de Tecnologia Social, Denise Gutierrez, diz que durante essa data, o Inpa dedica uma atenção especial para trazer na programação temas importantes para o conhecimento do público, como mudanças climáticas, economia, sobrevivência de povos tradicionais e conservação da floresta

Durante os quatro dias de programação, os visitantes terão a oportunidade de explorar os espaços do Bosque da Ciência, conhecer a fauna livre e alguns programas de pesquisas realizadas no Inpa/foto:Victor Mamede_Ascom Inpa

“Nós vamos ter contação de história, vamos ter trilhas em temas específicos, explorando a biodiversidade com aquilo que as crianças veem no Bosque, trazendo sempre informação bem fundamentada em resultado de pesquisa e que traga a ênfase sobre a consciência ambiental, sobre o que nós precisamos conhecer sobre os elementos naturais e os resultados de pesquisas que nós produzimos no Instituto e, por meio disso, instrumentalizar esse conhecimento em conservação, preservação e proteção do meio ambiente”, destaca Gutierrez.

Live sobre animais do Bosque da Ciência

Esse ano, o diferencial da programação será a abertura da Semana com uma live sobre os animais que os visitantes encontram no Bosque da Ciência. A transmissão contará com a participação de Douglas Bastos, doutorando do Programa de Biologia de Água Doce e Pesca Interior(PPG-BADPI) do Inpa, que estuda o poraquê (peixe-elétrico da Amazônia); Marcus Bevilaqua, bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Inpa, que estuda os insetos da região; e Anselmo D’Affonseca, veterinário responsável pela dieta e cuidados com os animais do Bosque da Ciência. 

Durante a live, os convidados abordarão assuntos relacionados à alimentação, estilo de vida e cuidados com a fauna local, além de responderem perguntas dos espectadores. A transmissão ocorrerá no dia 5 de junho, às 9h (hora de Manaus), no canal do YouTube do Inpa (youtube.com/@INPAdaAmazonia).


Popularização e Divulgação da Ciência 

A programação segue com diversas atividades sobre a divulgação dos resultados de pesquisas realizadas pelo Inpa, entre elas a Exposição: Piscicultura da Amazônia, promovida pelo Laboratório de Fisiologia Aplicada à Piscicultura e a Exposição ATTO na Casa da Ciência. Por que tem uma torre alta de 325 metros na Amazônia? A exposição responderá essa pergunta e explicará a importância dessa torre para monitorar e estudar as trocas de gases e partículas entre a floresta amazônica e a atmosfera e como esses estudos contribuem para nossas vidas. 

Programação quer popularizar a ciência/foto:Victor Mamede_Ascom INPA

Os visitantes terão a oportunidade de participar de oficinas com intuito de estimular a popularização da ciência, como a Oficina de Colorir do Projeto BioClimAmazônia, onde crianças e adultos serão convidados para dar vida e cor aos animais da herpetofauna (anfíbios e répteis)  que vivem na maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, ao mesmo tempo em que aprendem como as mudanças climáticas impactam seus modos de vida. 

Com informações de Victor Mamede ( Inpa/MCTI)

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas