Redação Planeta Amazônia
“O Brasil está de volta ao mundo e a Amazônia deseja ser sede da cúpula do clima”, foi a frase de Luiz Inácio da Silva Lula, em novembro, na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27), realizada na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito. E isso pode ser uma realidade, já que o Itamaraty formalizou nesta quarta-feira, 11, em Brasília, a candidatura de Belém, capital do Pará, para sediar a COP-30, em 2025.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio da Silva Lula (PT) parabeniza o governador do Pará,Helder Barbalho (MDB), pelos 407 anos de aniversario de Belém, e dar a boa notícia, “o Itamaraty formalizou a cidade de Belém como cidade que está disputando a candidatura para realizar a COP 30. Eu tinha assumido o compromisso no Egito. Fiquei feliz quando nosso ministrou formalizou a cidade de Belém, quero que a gente esteja lá para uma bela COP”, disse o presidente Lula.
Diante da notícia da canditatura da cidade amazônica para sediar a Conferência das Partes, o governador agradece, “Belém, no estado do Pará, estará de portas abertas para debater a Amazônia, discutir o clima no mundo, encontrar soluções e agradeço o gesto para com Belém, o Pará e Amazônia”, afirmou Helder Barbalho (MDB.
Há uma semana, ao assumiu a presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), Helder anunciou que ia formalizar o interesse da Amazônia em sediar a COP em 2025.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) já tinha oferecido e “colocado” a capital paraense à disposição do evento. O prefeito de Manaus também ofereceu a capital do Amazonas.