Lula pretende zerar o desmatamento na Amazônia até 2030

Redação Planeta Amazônia

A causa ambiental sempre se mostrou uma das prioridades do governo de Luiz Inácio da Silva Lula (PT), nesta quarta-feira, 18, durante uma entrevista ao GloboNews, o presidente falou do seu compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até o ano de 2030.

O presidente falou com esperança que isso possa ser resolvido, e que vai fazer o possível para que isso se faça realidade no país, que ano passado teve o maior desmatamento em 15 anos.  “O compromisso é, até 2030, ter desmatamento zero na Amazônia. E eu vou buscar isso a ferro e fogo. E vou precisar das Forças Armadas, vou precisar da Polícia Federal […], para que a gente possa resolver esse problema definitivamente no Brasil”, destacou Lula.

Na ocasião, Lula também comentou que está em tratativas para marcar uma reunião com os presidentes dos países amazônicos, como a da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. A junta tem o objetivo de alinhar uma política continental de preservação do bioma amazônico.

O governo de Jair Bolsonaro encerrou sua gestão com o desmatamento em alta, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que divulgou dados que comprovam um recorde de desmatamento em 2022, onde houve uma perca florestal de 10.573 km², a área equivale a quase 3 mil campos de futebol.

Nos últimos 4 anos, a perda florestal na Amazônia foi de 35.193 km², segundo o Imazon. A área supera as de estados como Sergipe (21 mil km²) e Alagoas (27 mil km²).

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas