Manaus recebe especialistas de mais de 40 países em Workshop da ISO sobre biodiversidade

Redação Planeta Amazônia

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Biodiversidade (22/5), especialistas de mais de 40 países do Comitê Técnico da Organização Internacional de Normalização – ISO sobre Biodiversidade, o ISO/TC 331 se reúnem em Manaus, capital do Amazonas, para debater temas de extrema relevância mundial voltados ao desenvolvimento sustentável.

O Brasil recebeu pela primeira vez, o Workshop Internacional sobre Biodiversidade – Rumo à Preservação Ambiental, realizado nesta segunda-feira (20), no Centro de Bionegócios da Amazônia – CBA, em Manaus (AM), com a organização da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. O evento foi transmitido pelo canal da ABNT no YouTube.

O Workshop abriu a programação da reunião plenária do ISO/TC 331 – Biodiversity, que será realizada até o dia 24 de maio, no CBA. “A normalização internacional da biodiversidade desempenha um papel crucial na proteção e conservação do meio ambiente. Ela ajuda a garantir a coleta consistente de dados, a comparação de informações, a implementação de estratégias de conservação e a colaboração entre os países. Ao promover a padronização e o compartilhamento de conhecimentos, a normalização contribui para a preservação da biodiversidade para as gerações futuras”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Mario William Esper, em seu discurso.

O evento contou com participação ativa de especialistas de todo o mundo, das diferentes partes interessadas na elaboração das Normas Internacionais, que estão em curso no âmbito do ISO/TC 331 e autoridades/foto: Robervaldo Rocha

O Diretor Geral CBA, Marcio Miranda, destacou a importância da Normalização. “Queria chamar atenção sobre a importância da ABNT e a ISO ao lidarem com a questão dos conceitos, dados, informações e conhecimento sobre biodiversidade, pois é a partir daí que podemos desenvolver nossos projetos, como por exemplo, de aproveitamento de resíduos agroindustriais. Nós estamos falando de possibilidades de gerar negócio a partir do lixo”, destacou.

O Chair do ISO/TC 331, Matthieu Delabie, ressaltou a ativa participação brasileira no tema desde a Rio-92 – Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento até os dias atuais. “Tudo começou no Rio em 1992, quando se deu início aos debates sobre biodiversidade que vamos abordar durante essa semana. Desde que criamos o ISO/TC 331 em 2020 temos tido a ativa participação da ABNT”, destacou.

A iniciativa de promover uma discussão mais ampliada em torno da normalização da biodiversidade com a participação dos povos indígenas, sobretudo no Amazonas, foi destacada como positiva pela líder indígena Vanda Witoto. “Os povos indígenas estão falando há milhares de anos sobre a importância de preservar esse ecossistema que é fundamental para a vida de todos os seres vivos e para nós, poder colaborar com essa discussão, é muito importante”, disse ela.

A iniciativa de promover uma discussão mais ampliada em torno da normalização da biodiversidade com a participação dos povos indígenas, sobretudo no Amazonas, foi destacada como positiva pela líder indígena Vanda Witoto/foto: Robervaldo Rocha

Já o Chefe de Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação – DEMUC, Gleidson Almeida Aranda, ressaltou a importância do Amazonas no tema. “O nosso estado do Amazonas não é apenas biodiverso em fauna e flora, mas também na parte de povos e comunidades tradicionais”, disse.

O evento contou com participação ativa de especialistas de todo o mundo, das diferentes partes interessadas na elaboração das Normas Internacionais, que estão em curso no âmbito do ISO/TC 331 e autoridades.

Biodiversidade no contexto internacional

O primeiro painel do Workshop foi moderado por Matheus Palucci, HoD brasileiro para o TC 331, coordenador da ABNT/CEE 331 e contou com a participação do Chair do TC 331, Matthieu Delabie, o Coordenador de Bioindústria, MDIC, Luis Canto e do convenor do ISO/TC 331 WG 4, David Alvarez Garcia. Durante o painel foi abordado overview dos trabalhos em desenvolvimento no TC 331, o impacto do desenvolvimento sustentável na Biodiversidade e os desafios globais e soluções locais envolvendo a Biodiversidade.

Biodiversidade no contexto Brasil

O segundo painel do Workshop foi moderado por Jorge Porto, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e teve com a presença de Marcio Miranda, Diretor Geral do CBA, da liderança indígena local Vanda Witoto e do Chefe de Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação – DEMUC, Gleidson Almeida Aranda. O painel levantou temas como a importância da manutenção do bioma amazônico, a relevância da Biodiversidade para o nosso planeta e a importância dos povos indígenas, além de estratégias para proteção dos nossos ecossistemas.

Biodiversidade no contexto regulatório

O último painel do Workshop, moderado por Josué Graton, Gerente de ESG do FIT – Instituto de Tecnologia, teve a participação de Vinod Mathur, expert TC 331 e Henrique Pereira, do INPA, que abordaram o papel fundamental da Biodiversidade na sobrevivência do planeta e os estudos sobre Biodiversidade e suas riquezas.

O Workshop Internacional sobre Biodiversidade – Rumo à Preservação Ambiental tem apoio do FIT – Instituto de Tecnologia, Flex, CREA-AM e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas