Cassandra Castro
No dia 5 de outubro, data em que também é celebrada a promulgação da Constituição de 1988, dois estados que integram a Amazônia Legal também fazem aniversário: Roraima e Tocantins.
O antigo território federal de Roraima possui 15 municípios e nas palavras do próprio governador do Estado, Antonio Denarium, Roraima “vive um momento de maturidade e projeção para o futuro, que está cada vez mais presente por conta dos desenvolvimentos social, econômico e de infraestrutura, entre outras áreas que ganharam projeção ao longo do tempo”.
Conhecido por possuir uma das maiores terras indígenas do Brasil, a T.I Yanomami que também ocupa parte do território do estado vizinho do Amazonas, Roraima também é a porta de entrada para refugiados venezuelanos que , segundo dados do Unicef Brasil, desde 2017 chegaram a ser mais de 800 mil em busca de atendimento médico, alimentação e novas oportunidades.
Num balanço feito pelo governo do estado de ações realizadas em diversas áreas, ganham destaque as realizadas na educação e na produção rural.
Educação
Para garantir isso para as futuras gerações, o Governo de Roraima revitalizou 48 unidades da rede estadual de ensino, sendo a última entregue o Colégio Estadual Militarizado Maria Sônia de Brito Oliva, no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste de Boa Vista.
No que tange a tecnologia aliada à educação, a atual gestão investiu na aquisição de tablets, laboratórios móveis, equipamentos de robótica, entre outros materiais eletrônicos adquiridos com que auxiliam no aprendizado dos alunos.
Entre outros avanços da educação, estão a posse de 1.484 docentes classificados em concursos públicos voltados à educação básica e educação escolar indígena, bem como aquisição da merenda escolar diretamente da agricultura familiar e indígena.
Produção Rural
A agropecuária e as agriculturas familiar e indígena tiveram avanços significativos durante a atual gestão do Governo de Roraima.
Somente com a produção de grãos, Roraima tem experimentado um crescimento notável no cenário do agronegócio com as culturas da soja, milho, arroz e feijão, principalmente na Agricultura Familiar e Agricultura Familiar Indígena, onde são esperados mais de 3 mil hectares de grãos produzidos, somente de milho.
Tais avanços destacam o importante papel do agronegócio roraimense que contribui substancialmente para a geração de emprego e renda. A participação do Governo do Estado também representa alto grau de importância. Passa pelo investimento em tecnologias, maquinários, equipamentos, insumos e implementos agrícolas, além de consolidar apoio social, assistência técnica, regularização fundiária, ambiental, infraestrutura de estradas e pontes para que todos os empreendedores possam crescer e prosperar.
“Hoje, Roraima se destaca no 3º lugar do ranking nacional dentre os Estados com melhor potencial de mercado. Esse resultado é reflexo de um trabalho árduo, comprometido com a população, onde conquistamos mais investidores e geramos mais serviços e renda”, destacou o governador Antonio Denarium.
A população pesqueira tem tratamento especial com ações que mobilizam autonomia produtiva, onde o Governo de Roraima tem alcançado os municípios sorteando kits de pesca contendo barco, malhador, motor rabeta e caixas térmicas, produtos adquiridos com recursos próprios e emendas parlamentares, totalizando 147 barcos, sendo entregues até o momento 15 unidades em Mucajaí, 15 em Iracema, 15 em Caracaraí e 67 no Baixo Rio Branco.
“Através do Plano Roraima 2030, o Governo do Estado também vem efetivando políticas públicas inovadoras, desenvolvendo ambientes de negócios favoráveis para todos os investidores, sejam pequenos, médios ou grandes, o intuito desta gestão é favorecer o crescimento de todo o Estado viabilizando sustentabilidade, emprego e renda”, disse Denarium.
Tocantins fomenta o turismo e a cultura do Estado e também festeja o aniversário de criação
Os investimentos próprios do Governo do Tocantins em projetos turísticos e culturais somam mais de R$ 35 milhões apenas em 2023, além de mais R$ 25,5 milhões provenientes da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195, de 8 de julho de 2022). Esses recursos estão contribuindo para fomentar a cadeia econômica dos municípios tocantinenses e gerando oportunidades de emprego e renda para a população local.
“Acredito firmemente no potencial turístico do Tocantins. Temos cenários naturais deslumbrantes, riquezas históricas e uma hospitalidade única. Ao fomentar o turismo, estamos não apenas mostrando ao Brasil e ao mundo a beleza de nossa terra, mas também criando oportunidades econômicas para a nossa população”, menciona Wanderlei Barbosa, ao comentar sobre o turismo no Tocantins.
O Governador também lembra que o Estado tem uma herança rica em costumes e tradições. “O que temos é a essência de nossa identidade, é o que nos torna únicos. As manifestações artísticas, a riqueza de nossas tradições e a diversidade cultural são um patrimônio que deve ser preservado e celebrado. Elas não apenas contam a nossa história, como também impulsionam a nossa economia e fortalecem a nossa comunidade”, pontua Wanderlei Barbosa.
Turismo que encanta e gera riquezas
O Governo do Tocantins, por meio da Setur, tem como foco o fortalecimento da cadeia do turismo em sete regiões do Estado: Bico do Papagaio; Ilha do Bananal; Encantos do Jalapão; Lagos e Praias do Cantão; Serras e Lago; Serras Gerais; e Vale dos Grandes Rios. A gestão vem desenvolvendo uma série de ações voltadas à promoção do turismo, a fim de impulsionar a geração de emprego e renda para a população.
Nesse propósito, a Pasta tem atendido, indistintamente, as demandas de todos os municípios que buscam orientação e respaldo para a execução de seus projetos voltados à cadeia do turismo. Esse trabalho tem sido realizado graças à parceria da Setur com as demais instituições do Executivo, bem como com os demais poderes, além de entidades ligadas ao setor.
O turismo religioso é uma das grandes vertentes do setor, que atrai milhares de pessoas movidas pela fé. Reconhecendo a importância desse segmento, o Governo do Tocantins destina, todos os anos, recursos financeiros aos municípios que se destacam nessa área, a exemplo de Natividade e Tabocão, locais em que ocorre o Festejo do Senhor do Bonfim; e Taguatinga, onde o Festejo de Nossa Senhora D’Abadia e as Cavalhadas emocionaram o grande público. A administração pública estadual também incentiva e valoriza manifestações como cavalgadas, feiras agropecuárias e aniversários dos municípios.